Made in Brazil Motorola Backflip chega hoje ao Brasil pela Vivo

Depois do Dext e do Milestone, o Brasil recebe mais um smartphone da Motorola com Android: o Backflip chegou hoje nas lojas da Vivo. Com touchscreen e Motoblur, assim como o Dext, ele ainda conta com design dobrável e painel traseiro sensível ao toque, e no mínimo chama a atenção pelo formato diferente.

Depois do Dext e do Milestone, o Brasil recebe mais um smartphone da Motorola com Android: o Backflip chegou hoje nas lojas da Vivo. Com touchscreen e Motoblur, assim como o Dext, ele ainda conta com design dobrável e painel traseiro sensível ao toque, e no mínimo chama a atenção pelo formato diferente.

O Backflip foi anunciado pela Vivo no mês passado, e hoje chega ao mercado custando R$499 com plano de voz Vivo Você 200 e plano de dados de 500MB. Ele é bem parecido com o Motorola Dext, exceto por três coisas.

Primeiro, o formato diferente do aparelho: quando fechado, o teclado QWERTY fica na parte de trás do celular e, para usá-lo, você precisa "abrir" o celular, para que a tela e o teclado fiquem no mesmo lado. Pode parecer estranho, mas com este formato você pode apoiá-lo na mesa para assistir vídeos ou usá-lo como relógio.

Se o teclado está na parte de fora, e a tela também, o que há na parte interior? A segunda diferença: um painel sensível ao toque, chamado Backtrack, na parte de trás da tela, para navegar por programas, ícones e menus sem usar a touchscreen. A terceira diferença é a câmera, que também tem 5 megapixels mas, ao contrário do Dext, tem flash. A câmera e o flash ficam ao lado das teclas QWERTY.

Fora isso, o Dext e o Backflip são bem parecidos: ambos têm processador de 528MHz, 256MB de memória, tela de 3,1 polegadas com resolução 320×480, e ambos vêm com Motoblur — que agrega serviços sociais como Twitter, Orkut e Facebook em widgets na tela principal e nos contatos — além de rodar uma versão customizada pela Motorola do Android 1.5.

Minha grande preocupação com o Backflip é a versão antiga do Android. Em vez de usar a bem-avaliada versão 2.0 do sistema operacional do Google (como no Milestone), você precisará rodar uma versão antiga. Isso que significa que vários programas não estarão disponíveis para seu smartphone — inclusive do próprio Google, como o Goggles e o Maps Navigation.

E a Motorola não deve atualizá-lo imediatamente: o executivo da Motorola, Sanjay Jha, disse que o Backflip será atualizado para o Android 2.1 mas não deu prazo. Se a atualização vier ao mesmo tempo para o Dext e o Backflip — algo provável, já que rodam o mesmo OS — o update chegaria apenas no terceiro trimestre na América Latina.

Por outro lado, o Dext oferece uma boa experiência ao usuário, então o Backflip pode agradar também. Receberemos o Backflip para testarmos, então aguardem mais novidades sobre ele em breve. [Motorola]

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas