Qualquer câmera point & shoot mais ou menos hoje em dia tem o recurso de detectar faces ou sorrisos, e agora a Sony levou essa tecnologia (e pequenas câmeras escondidas) para suas TVs. Em nove dos novos modelos apresentados ontem que chegarão às lojas brasileiras até agosto, há uma função esperta para economizar energia e outra para evitar que crianças fiquem próximas demais da tela.

Quando ligada a função, criativamente chamada de Presence Sensor, a TV nota se há alguma pessoa (ou o Sr. Wilson) na frente da tela. Se não houver, ela desliga a imagem e deixa só o som rolando, para você continuar fazendo qualquer coisa no computador e só voltar quando ouvir gol. Espero que funcione em ambientes mal iluminados E com pele mais escura (várias câmeras têm dificuldade de detectar o rosto se faltar "contraste".) A tecnologia foi mostrada na CES e é realmente legal pra quem mora sozinho e deixa a TV ligada para fazer companhia. Conheço gente assim. O irmão do meu irmão, por exemplo.

Outra tecnologia que foi demonstrada ontem é feita para as crianças que gostam de ficar grudadas na tela vendo desenhos animados. O sensor detecta se há alguma cara muito próxima e mostra uma mensagem e faz um baraulho pro moleque se afastar (o ideal seria: "afaste-se ou irei explodir", mas aparentemente é só um apito). Se, mesmo com o aviso a pessoa ficar próxima, a imagem é apagada, ficando só o som. O que é ótimo para quando você estiver matando o último chefão de um jogo e estiver bem perto da tela só pela tensão. [Sony]