Este é o novo Orkut. É bem parecido com o Orkut antigo, mas tem várias pequenas coisinhas que fazem ele ter cara de rede social lançada ontem, mas já superpovoada. Será o suficiente para conter a diáspora para o Facebook? Preparei um guia ilustrado.

 

O melhoradíssimo sistema de fotos

Boa parte das pessoas trata o Orkut como um grande álbum de fotos com uma organização fácil para os amigos. Atualmente são mais de 80 milhões de fotos (boa parte feitas com celular na balada e com a câmera virada para o espelho) enviadas para os servidores do Google todo dia. Esse número tende a aumentar consideravelmente, já que a ferramenta para álbuns foi bastante melhorada. Agora dá para você escolher um diretório ou vários arquivos ao mesmo tempo e enviar. Num mesmo lugar dá para legendar tudo e definir as permissões. Não só para grupos de amigos, mas para pessoas específicas. Mandei fotos gigantes, em altíssima resolução, em poucos segundos, e depois de subir tudo o Orkut entendeu o que era vertical ou não. Nice.

 

Muitas páginas em uma só

 

Basta passar o mouse por cima da foto atual do seu perfil e aparece um menu em primeiro plano, onde você pode instantaneamente mudar a sua cara, sem precisar clicar em editar perfil e ir parq outra página. A organização é um pouco diferente: as informações sobre número de fãs ou amigos são menos destacadas. Isso é para dar um ar mais adulto à coisa, acho. Antigamente, com as notas para atributos (inclusive a gostosura) e estrelinhas bem destacadas, a rede social era uma corrida pela popularidade juvenil. Isso acabou.

 

Busca: melhor, mas ainda ruim

A ferramenta de busca fica no cantinho superior direito. Eu achei que a melhorariam no NO. Fora a carinha diferente, a máquina é a mesma. Para caçar pessoas ainda é ok, já que há vários parâmetros. Mas se você quer ver, por exemplo, o que estão falando sobre algum assunto especificamente, não há como ordenar os resultados de qualquer forma. Posts e discussões mais novas e relevantes ficam na 33ª página do resultado. Ao menos agora há uma opção de buscar na web, que abre uma outra aba com os resultados.

 

Velocidade

Especialmente sob o Chrome, graças ao código novo baseado em html 5. Como eu falei, a ideia é nunca sair da sua página principal. Ao clicar em perfil ou "sobre mim", um menu vai aparecer em primeiro plano, sem te tirar da página. Isso consome menos banda e é mais rápido. Você salva e instantaneamente tudo está mudado. São coisas simples, mas menus dropdown, livefeeds e essas coisas destacadas dão um ar bem 2009 para o Orkut.

 

Todos os amigos em um só lugar

Agora assim que você começa a digitar o nome da pessoa vão aparecendo as fotos com os resultados. Não há páginas, e sim uma barra de rolagens para você ver todos os seus amigos, inclusive as leitoras do seu blog, num mesmo espacinho.

 

Comunidades

Logo abaixo do menu dos amigos aparece o das comunidades, e ele funciona do mesmo jeito *tudo junto, com barra de rolagem. Elas continuam desorganizadas e, dentro delas, infelizmente, o sistema é rigorosamente o mesmo, bem engessado. Uma pena: eles podiam usar um bocado da ideia do Wave nos tópicos de fórum, por exemplo. 

 

Apartheid light

O Orkut se concentrará fortemente nos updates. É o espaço mais destacado do seu perfil. Escreva qualquer porcaria lá e ela aparecerá na lista de atualizaçõs dos seus amigos, como no Twitter. Se você já tiver o Novo Orkut, poderá comentar sobre os updates dos amigos, ou as novas fotos e vídeos, sem sair da página principal. Isso se a pessoa em questão já tiver usando o novo sistema. Se não, aparecerá uma lembrança que o seu amigo é inferior. Mas não se preocupe, para todos os fins, você poderá ver todas as comunidades e amigos, e eles o verão. Não haverá uma "migração", como eu imaginei. Os dois Orkuts estão no mesmo lugar, e com exceção da interface, tudo é igual.

 

Ok, como entrar?

Essa é a tela do Orkut versão antiga (o meu, em inglês desde 2004). Se você for convidado, aparecerá esse símbolo lá em cima. Basta clicar e você estará no ambiente novo. Simples assim. Algumas centenas de convites foram distribuídos hoje, e eles serão mandados aos poucos. A expectativa é que até a metade do ano que vem todo mundo já tenha migrado. Um detalhe importante: o Novo Orkut não funciona no Internet Explorer 6, então para embarcar na mudança bastante gente vai ter de fazer um necessário e atrasado update.

 

E aí, o que vocês acharam? Alguma dúvida a mais que eu posso sanar com desenhos e fotinhos?