Made in Brazil Oftamologista brasileiro diz que cinema em 3D pode fazer mal

Quando eu me apresentei ao exército, com 18 anos, cheguei lá de lente de contato. Nem usava mais óculos, mas achei que seria dispensado. Na hora do exame de vista, o cabo que me perguntou se tinha algum problema ficou surpreso com a resposta. "TREZE GRAUS?" E gritou pro superior, ao longe: "TENENTE, O CARA AQUI TEM TREZE GRAUS. E ENXERGA". Como eu passei no teste de vista (pelas lentes), não fui dispensado de cara. Se eu fosse fresco, diria que fiquei traumatizado. Porque assim que pude, alguns meses depois, fiz uma cirurgia de correção de miopia. O oftamologista Canrobert de Oliveira, o cara que me devolveu a visão (só tenho um resquício de astigmatismo hoje), está preocupado com o número de pessoas que chega a ele com olhos inflamados depois de assistir Avatar em 3D. E ele está mobilizando as agências para fazer alguma coisa.

Na Folha de hoje:

O médico Canrobert Oliveira, do Hospital Oftalmológico de Brasília, relata ter recebido pacientes com ardência nos olhos após terem visto filmes tridimensionais. Ele fez sugestões à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) pedindo uma ação conjunta com o CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) para fiscalizar a higienização nos cinemas.

 

O ponto do Canrobert é que esse lance de óculos ficar passando de olho em olho pode transmitir algumas bactérias e vírus, provocando inflamações – a córnea é um pedaço do corpo extremamente sensível. Isso pode dar desde alguma ardência à conjuntivite.  Por isso ele pede que as agências regulatórias prestem mais atenção e fiscalizem os cinemas: os óculos devem ser descartáveis ou passarem por um processo de higienização. Enquanto isso, o oftamologista sugere às pessoas que passem álcool gel nas lentes e armações dos óculos 3D.

Imagino que na sua casa, quando você tiver sua TV 3D, isso pode ser uma preocupação: quem poderá usar os seus óculos 3D super caros? Você vai limpar tudo depois? As empresas criarão óculos com bactericidas, ou todo mundo vai limpar direitinho depois de usar? Sei que o alerta do doutor Canrobert (grande cara!) é bem importante, e mais um empecilho pra tecnologia 3D pegar.  [Folha]

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas