Ótima notícia para quem tem ou pretende comprar smartphones da Nokia: a partir de hoje e até abril, a empresa finlandesa vai liberar seu aplicativo de navegação, o Ovi Maps, para download gratuito. E é um programinha bem bom: ele tem orientação curva a curva (em português), rotas para pedestres, alguns pedaços da cidade em 3D e funciona offline. Toma essa, Google Maps!

Até pouco tempo atrás, alguns celulares da Nokia vinham com o Nokia mapas, programa semelhante, com uma licença de 6 meses. O Ovi Maps tem uma interface mais espertinha, com uma tecnologia que, diz a Nokia, reduz bastante o consumo de dados, e grava os mapas para consulta offline. O Google Maps, que eu uso, só funciona com conexão 3G, o que pode ser bem problemático às vezes. Os donos do Milestone até agora esperam a versão em português do Google Navigator, espécie de Ovi Maps gratuito, com orientação por voz. Não há previsão do lançamento dele ainda. 

Num primeiro momento, no Brasil, o download será liberado para donos de Nokia 5800 e 6710 Navigator. Nas próximas semanas, haverá suporte para o N97 e, até abril, a lista abarcará alguns aparelhos ainda não lançados, como N97 mini, E72 e o sexy X6. Se você tem um aparelho compatível, vá para nokia.com.br/mapas e faça o download. 

 

  

 

Press release:

A partir de agora, os serviços de navegação GPS em aparelhos da Nokia serão de graça. E isso inclui a orientação ponto a ponto guiada por voz, informações essenciais como navegação veicular e para pedestres, em 74 países e 46 idiomas, além de mapas de mais de 180 nações. Basta verificar se seu modelo é compatível e fazer o download – tudo isso em http://www.nokia.com.br/mapas.

Em todo o mundo, o novo Ovi Mapas já está disponível para download em dez aparelhos da Nokia. No Brasil, ele pode ser instalado no Nokia 6710 Navigator, no Nokia 5800 Comes With Music e, nas próximas semanas, no Nokia N97. Até o final de abril, serão sete modelos no país e, em breve, outros serão incluídos nessa lista.

A proposta da Nokia é tornar o uso do GPS em celulares e smartphones tão comum quanto o ato de enviar um SMS ou tirar uma foto. E, para isso, nada melhor do que integrar telefone celular e GPS em um só dispositivo com o Ovi Mapas. A idéia é já incluir o serviço gratuito em todos os novos modelos Nokia embarcados com GPS.

Entre as novidades, destacam-se:

Pacote completo e gratuito – A nova versão do Ovi Mapas virá instalada no aparelho com os mapas do país onde ele for comprado, incluindo orientação por voz, entre outras funcionalidades gratuitas, que poderão ser usadas durante a vida útil do aparelho, sem a necessidade de licenças adicionais. Aparelhos que já estiverem no mercado e que são compatíveis com a nova versão precisam ser atualizados para usufruir do novo aplicativo.

Navegação sem tráfego de dados – Ao pré-carregar os mapas, é possível usar o Ovi Mapas no modo offline, economizando a bateria do aparelho e na conta telefônica no final do mês, mesmo em viagens internacionais ou em locais sem cobertura de rede de dados.

Tecnologia de mapas exclusiva – Os mapas da nova versão do Ovi Mapas têm alta resolução, mas o consumo de dados é menor e permite a navegação futura, mesmo quando sem sinal da operadora. Isso significa que os mapas baixados ou atualizados gastam, aproximadamente, metade da banda de outros provedores de mapas.

Orientação por voz – A navegação ponto a ponto agora é gratuita para motoristas e pedestres com aparelhos compatíveis, com milhares de pontos de interesse, além de caminhos alternativos por onde os carros não passam, como parques ou passarelas em mais de 80 cidades em todo o mundo, e seis mil pontos turísticos em 3D em mais de 200 cidades.