Sua operadora envia um SMS para você, perguntando: você quer as vantagens de um plano de minutos? Quer participar de uma promoção? Quem sabe um ringtone do seu time preferido? Só não perguntam se você quer ficar em paz, sem essas propagandas chatas que surgem do nada no celular. Pelo menos em São Paulo, essa aporrinhação pode acabar em breve.

O Ministério Público Federal em São Paulo recomendou às operadoras Vivo, TIM, Claro e Oi que parem de enviar mensagens não-solicitadas a seus clientes, dizendo que elas invadem a privacidade dos usuários:

O procurador da República Márcio Schusterschitz da Silva Araújo, autor da recomendação, informou que entende "que o cliente tem o direito à privacidade e, por isso, não deve ser incomodado se não desejar".

Schusterschitz ainda lembra que as operadoras não devem usar o cadastro dos usuários para enviar publicidade, para a gente não sofrer com spam no celular também — já basta o e-mail, e tem gente que nem isso aguenta. [Folha; imagem via blog do Cobra]