A Saraiva está lançando um serviço de vídeo online sob demanda, que permite alugar ou comprar filmes por download. É escolher, pagar, baixar e assistir.

Para baixar o filme – até três simultaneamente –, você precisa instalar um gerenciador de downloads, o Saraiva Digital Lite, que inclui um tocador para ver os vídeos. Há também o aplicativo Saraiva Digital, que lembra o iTunes – ele permite, além de gerenciar os downloads e assistir aos vídeos, acessar a loja e usar recursos semelhantes aos do DVD convencional (troca de idioma, seleção de capítulos, visualização de extras etc.).

Eis as especificações mínimas para a utilização do aplicativo Saraiva Digital:

Sistema Operacional: Microsoft Windows XP/Vista/98/2000/2003
Processador: AMD Athlon XP 2600+, Sempron XP 2800+ ou Intel Pentium 4 2.66GHz
Memória RAM: 1GB (2GB para Windows Vista)
Conexão Internet: 1MB (Banda Larga)
Placa de Vídeo: AGP 8X, Pixel Shader 2.0 ou Geforce 5600 256 RAM, DirectX 9

 
Não há versão para Mac ou Linux.

Ao alugar um filme, você tem até 30 dias para reproduzi-lo pela primeira vez.  O período de locação – que varia de 24 a 48 horas – começa a ser contado a partir da primeira vez em que ele é reproduzido (mesmo que seja por um segundo – basta apertar o play para iniciar a contagem regressiva). Você pode assistir ao filme quantas vezes quiser dentro do período de locação. E se resolver comprá-lo, não precisará baixá-lo novamente.

A página do serviço informa que os filmes não poderão ser reproduzidos no iPod, pois só é possível vê-los em “dispositivos homologados PlayForSure e que suportem a tecnologia Microsoft DRM”.

Os vídeos são no formato WMV, e a Saraiva calcula em 1,5 GB o tamanho médio de um arquivo para um filme de cerca de 90 minutos. O Zumo diz que eles terão resolução de DVD (720 x 480), bitrate de 1,5 Mbps e áudio estéreo. “Alta definição vem em breve, assim como áudio 5.1.”

Ainda segundo o Zumo, “o catálogo inicial é de 500 títulos (com meta de 2.000 o fim do ano)” e os preços são estes:

Locação: Filmes – de R$ 3,90 a R$ 6,90 (com opção de diárias ampliadas)
Venda: Filmes –  a partir de R$ 9,90
Séries de TV e Documentários – de R$ 3,60 a R$ 4,60 por episódio

 
O Portal Exame diz que “inicialmente, apenas Warner Bros. e Paramount Pictures farão parte do catálogo, além de distribuidoras independentes”.

O serviço envolve uma parceria com a Microsoft (codificação e segurança dos arquivos) e Truetech (infra-estrutura do serviço – loja virtual, sistema de entrega etc.). [Saraiva Digital, Zumo, Portal Exame]

[ATUALIZAÇÃO]

Abaixo, capturas do programa Saraiva Digital ainda em sua versão beta, e o release.


Saraiva inova ao oferecer venda e locação de vídeos digitais

Rede de livrarias cria novo modelo de negócio, com tecnologia Microsoft, para o consumo de conteúdo online, que possibilitará ao cliente comprar e alugar filmes sem sair de casa
Sempre pioneira e com a filosofia de oferecer mais informação, entretenimento e lazer aos clientes, a Saraiva entra no mercado de locação e venda de vídeos online. A partir do dia 14 de maio, o público vai usufruir todas as vantagens dessa inovação por meio site www.saraiva.com.br/digital ou pelo aplicativo Saraiva Digital.
Da mesma forma que os clientes da Saraiva utilizam o site para comprar livros, eles poderão comprar ou alugar filmes de maneira fácil e rápida. A experiência integrada no site permitirá que os clientes possam pesquisar filmes e conferir trailers antes de fechar a compra. Assim que a transação for confirmada, o download é iniciado e o vídeo fará parte da biblioteca de filmes do cliente, sem a necessidade de conexão com a Internet para assisti-los.

O Saraiva Digital apresenta uma interface interativa para assistir os filmes, permitindo seleção de capítulos, troca dinâmica de legenda e trilhas de áudio. O cliente poderá ler os comentários de outros clientes e também registrar sua opinião. Será possível ainda pesquisar, comprar e alugar vídeos diretamente pelo aplicativo. Classificar os filmes em um ranking de favoritos, ter acesso às promoções e visualizar os extras sem custo adicional.

Para o lançamento do serviço, a Saraiva contará com um acervo de 500 títulos, entre filmes, documentários e conteúdo infantil. “Nossa expectativa é atingir 2 mil títulos até o final do ano, incluindo também shows musicais e conteúdo profissional ao catálogo. Vamos investir para oferecer um acervo de qualidade e em quantidade”, explica Marcílio D’Amico Pousada, diretor presidente da Livraria Saraiva.

Segundo o executivo, essa iniciativa é fundamental para a Saraiva ser reconhecida como um canal de conteúdo online, já que o objetivo da empresa é proporcionar ao cliente todas possibilidades de acesso à cultura e a informação. “O comportamento das pessoas envolve cada vez mais o mundo digital, perceber isso foi essencial para a Saraiva se tornar a primeira a oferecer essa inovação ao público. Somos pioneiros, está na nossa essência”, complementa.

Para isso, a Livraria Saraiva contou com a parceria da Microsoft Brasil, que ofereceu a base tecnológica para a construção da aplicação, desenvolvida pela Truetech. A Truetech é um parceiro Microsoft especializado no desenvolvimento de soluções Streaming Media, oferecendo ao mercado uma estrutura completa de produção, desde o processo de captação e edição do conteúdo áudio e vídeo até a distribuição do streaming aos usuários finais. Uma vez que a combinação das tecnologias foi inovadora, a atuação conjunta das três empresas durante o processo de desenvolvimento foi fundamental para viabilizar o projeto.

De acordo com Carlos Ferreira, diretor de Novas Tecnologias e Inovação da Microsoft Brasil, a iniciativa é inédita no país e na América Latina e transforma o dia-a-dia das pessoas para seus momentos de diversão e entretenimento. “A Microsoft Brasil tem orgulho de ter participado ativamente no projeto Saraiva Digital, com tecnologias que oferecem uma plataforma integrada, que atende todo o processo, desde a produção até o consumo do conteúdo digital pelo cliente final. Este projeto aplicou a visão de software mais serviços, onde a magia do software e o poder do dispositivo local – PC, celular, entre outros – são combinados com a versatilidade da Internet, resultando em um modelo de negócio viabilizado pelo uso inovador da tecnologia”, destaca Ferreira.

O cliente que optar pela locação do vídeo contará com um prazo de 30 dias para dar o primeiro play, após isso terá 24h ou 48h – esse período depende do filme – para assisti-lo, não tendo limite de repetição. Já na compra do vídeo, o cliente poderá assistir ao filme em até três computadores, sem a necessidade de um novo download, com o benefício de a licença ser perpétua.

No caso da venda, os filmes digitais custarão, em média, 15% mais barato que um DVD. Quem preferir assistir aos filmes pela TV poderá utilizar as saídas de vídeo do computador ou ainda interligar TV e computador através de um Media Extender.

Serviço

Preços:
Locação
Filmes – de R$ 3,90 a R$ 6,90
Venda
Filmes – a partir de R$ 9,90
Séries de TV e Documentários – de R$ 3,60 a R$ 4,60 por episódio

Livraria Saraiva
A Saraiva oferece aos clientes um sortimento completo de títulos nacionais e importados, CDs e DVDs, eletrônicos, informática, games, softwares, revistas e produtos de papelaria. Em março de 2008, a empresa adquiriu 100% das ações do grupo Siciliano e hoje a Saraiva conta com uma rede de 98 lojas, presente em 15 estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte , Ceará e Amazonas. Em 2008, a Livraria Saraiva apresentou um faturamento de R$ 827, 3 milhões.

Microsoft Brasil
Fundada em 1989, a Microsoft Brasil gera localmente oportunidades diretas na área de tecnologia para mais de 18 mil empresas e 495 mil profissionais. Nos últimos seis anos, a empresa investiu mais de R$ 100 milhões em projetos sociais, levando tecnologia a escolas, universidades, ONGs e comunidades carentes. É uma das 103 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, empresa líder mundial no fornecimento de software, serviços e soluções em tecnologia da informação. Com um modelo baseado em inovação, a Microsoft investe no desenvolvimento e integração de tecnologias que capacitam pessoas e empresas a atingirem seu potencial pleno.