Made in Brazil Serviço da Vivo para celulares pai-de-santo mostra que brasileiro tem celular, não dinheiro
Brasileiro pode não ter dinheiro para ir ao cinema, mas na hora de comprar celular não há muita economia - já viu a quantidade de porteiros e camelôs com N95 e similares? O problema é que ligar é caro. E como 80% das pessoas por aqui têm pré-pago, não faltam os que ficam dias sem apertar o "send" quando os créditos acabam. Para ajudar os pobres donos de celulares que só recebem, a Vivo inventou o serviço "Me Liga". É basicamente um SMS a cobrar (só que de graça pra ambos) que sai com a mensagem padronizada "Preciso falar com você! Me liga!". Mesmo sem fazer qualquer propaganda sobre o serviço, o #beijomeliga chegou agora a impressionantes 1 milhão de mensagens por dia.
1 minuto de leitura
O serviço é simples: digite 9090 e o celular da vítima pessoa com quem você quer falar recebe a mensagem para que ela ligue de volta (se quiser, importante dizer). O serviço é oferecido há 3 meses (apenas entre celulares da Vivo), sem publicidade. "As pessoas achavam que era uma falha do sistema, e foram espalhando no boca a boca", explica Adriano Araújo, gerente de Comunicação da empresa.
A Claro também viu o nicho e lançou o SMS a cobrar para todos os estados (entre celulares Claro) no finzinho do mês passado. Na prática, é uma forma de redistribuição de renda, em que os endinheirados do pós-pago gastam o que os do pré não tem.