Uma das nossas reclamações quanto ao serviço de alta definição da Sky era que não transmitia canais abertos pra gente assistir Pânico e CQC filmes e eventos esportivos — enquanto a Net exibe canais abertos em HD. Agora, como adiantado pela Folha, a Sky passará a exibir Globo, Record e outras: estamos contentes, mas talvez as emissoras não estejam.

Hoje, quem tem SkyHD e quer ver canais abertos precisa de um segundo decodificador e de uma antena UHF — ou tem que mudar pra concorrência. Segundo a Folha: "a partir da semana que vem, a Sky vai oferecer uma caixa para conexão com o decodificador HD", mas não revela se isso acarretará custo ao consumidor.

A decisão da Sky de transmitir canais abertos em HD tem potencial para afetar muita gente: primeiro porque 67% dos assinantes de TV paga assistem TV aberta. Segundo, porque o sinal aberto em alta definição já está disponível para metade da população brasileira, em 22 cidades.

Então por que as emissoras abertas talvez não gostem da novidade? Segundo a Folha, existiria um consenso entre elas de que a Sky não pode transmitir sinal aberto digital, já que transmite TV via satélite — este não é o caso da Net. Estranho? Também achei. A Sky fará uma coletiva de imprensa na segunda, então logo resolveremos nossas dúvidas. [Folha]