Sem fazer muito barulho, a LG, seguindo os passos de todas as fabricantes de celulares, lançou semana passada seu smartphone com Android. O LG GW 620 tem uma telinha de 3.0”, um teclado slide, rádio FM e roda a versão 1.6 do sistema operacional googliano. E, até agora, é o robozinho desbloqueado mais barato no mercado, com o preço sugerido de R$ 1.099. O problema é achar para comprar.

Na Futurecom, onde eles mostraram o GW620 pela primeira vez, o pobre ficou meio encostado, sem muita atenção nem mesmo dos gerentes da LG, que preferiam falar do New Chocolate ou o celular-relógio. De qualquer forma, o GW620 parece um Android básico interessante, simplesmente pelo fato de ter Android sem nenhum recurso retirado (como fizeram no Dell Mini 3ix) e um preço, com o devido plano, que pode ser bastante atraente.

Há uma interface de mídias sociais aparentemente parecida com o Motoblur, encontrado no Dext. Pelo release: 

Com foco no acesso às mídias sociais, o modelo possui recursos inovadores nessa área, como um agregador de rede social, em que o usuário recebe alerta quando algum recado é postado em uma de suas páginas na web, e a possibilidade de identificar uma pessoa numa foto (com reconhecimento nas futuras imagens) e adicionar os contatos dela, facilitando a realização de chamadas, adesão em redes sociais ou o envio de SMS.

Duas coisas legais: o teclado com 5 fileiras (números sem apertar o ALT. Ótimo!) e teclas salientes; e rádio FM, função que parecia inexistente em celulares com Android até agora. O problema: a tela, de 3”, é um pouco menor que a concorrência (Samsung Galaxy e HTC Magic, sem contar a monstruosa  telona de 3.7” do Milestone). Mas, de novo, pelo preço, pode ser interessante. 

Pode, se você achar um para testar e comprar. Não tivemos nenhuma sorte nas lojas tradicionais, nas lojas virtuais de todas as operadoras ou no Buscapé. A LG diz que "trabalha com todas as operadoras móveis", então ele deve chegar em breve. Teremos um nas mãos na primeira semana de janeiro, e daremos o veredicto.  

Dá pra dizer que, no apagar das luzes de 2009, emplacando em mais uma fabricante, o Android foi o sistema operacional de celulares do ano.

Especificações Técnicas – LG GW620:

§   Sistema operacional Android (Google);
§   Tecnologia 3G;
§   Acesso rápido à rede de internet HSDPA 7.2 e HSUPA 2.0;
§   Display touchscreen de 3” com 262 mil cores;
§   Navegador de internet com conexão Wi-Fi e A-GPS
§   Câmera de 5.0 megapixels com zoom de 4x
§   LG Push Mail: Receba seus e-mails automaticamente
§   Formato slider: teclado QWERTY com 5 linhas para melhor digitação
§   Agregador de redes sociais
§   Cartão de memória de 2GB incluso
§   MP3 Player e Rádio FM
§   Conexão USB 2.0
§   Bluetooth® 2.0;
§   Medidas: 109 x 54,5 x 15,9 mm (produto fechado);
§   Peso: 139g;
§   Preço médio sugerido: R$ 1.099,00