Você pode ser ecologicamente correto ao reciclar seu lixo, reduzir seu consumo de água e energia e plantar árvores para ajudar o meio ambiente. Mas como combinar sua paixão por gadgets com sustentabilidade? A Sony acredita que o netbook Vaio W é parte da resposta: ele é feito com CDs e DVDs reciclados, vem em bolsa de transporte (o que dispensa a caixa de papelão) e ainda é bonito, com especificações respeitáveis.

   

Primeiro, as medidas ecológicas. O Vaio W Eco não vem em caixa de papelão, e sim em uma bolsa feita com tecido produzido a partir de plástico PET reciclado. Isso aumenta em 20% a eficiência no transporte do produto (já que é possível transportar mais produtos num mesmo espaço) e ainda economiza em papelão e plástico. Além disso, 80% das peças plásticas do netbook são recicladas, e ele não vem com manual em papel — como quem compra um netbook geralmente tem outro computador, faz mesmo sentido fornecer um manual eletrônico.

O Vaio W Eco só estará disponível em lojas, a fim de evitar "uso adicional de caixas de papelão para o transporte", segundo a Sony. A ideia é interessante, mas isso não estimula o uso do carro para comprar o netbook? Afinal, quem andar de ônibus ou bicicleta com uma maleta de notebook pode correr risco de ser assaltado (em grandes cidades, pelo menos). Enfim, esta decisão não é irreversível, então não é grande coisa.

E o netbook em si? Bem, ele tem textura diferenciada (seja lá o que isso signifique) e tem detalhes em verde claro, para ostentar seu respeito ao meio ambiente. Quanto às especificações, o Vaio W Eco é um net de segunda geração, um pouquinho mais valente: tem processador Intel Atom N450, 2GB de RAM, 320GB de disco rígido, tela de 10,1 polegadas e Bluetooth e Wi-Fi (n) integrados. Ele pesa apenas 1,19kg e a bateria tem duração de até 3,5h, o que não é muito para um netbook.

Todo esse respeito ao meio ambiente tem um custo: o Vaio W Eco sai por R$2.099. Netbooks são caros mesmo no Brasil, mas se você estiver a fim de um mininotebook que respeita o meio ambiente, o Vaio W Eco é pra você. [Sony]