_

Made in Brazil Surpresa: o Brasil tem os Macbooks mais caros do mundo

O site cmyplay fez uma pesquisa de preços em todas as lojas oficiais da Apple online pelo mundo. O parâmetro era o preço do Macbook Pro mais simples, de 2.26 GHz e 13''. Eles descobriram que no Brasil, o que se paga por um notebook mais caro é suficiente para comprar dois do mesmo tipo nos EUA. Estamos em primeiríssimo (ou último?) de 31 países com representação da Apple. YAY!

(os preços estão em dólares)

O site cmyplay fez uma pesquisa de preços em todas as lojas oficiais da Apple online pelo mundo. O parâmetro era o preço do Macbook Pro mais simples, de 2.26 GHz e 13”. Eles descobriram que no Brasil, o que se paga por um notebook mais caro é suficiente para comprar dois do mesmo tipo nos EUA. Estamos em primeiríssimo (ou último?) de 31 países com representação da Apple. YAY!

Isso pode dar aos gringos a falsa impressão que coisas da Apple são especialmente caras aqui. Na verdade coisas da Apple também são caras em relação ao resto do mundo, como quase tudo exceto melancia e abacate, como explicaram os brasileiros no post do Jesus no Giz US

Se eles pesquisassem o preço do Xbox 360 veriam que pagamos bem mais que o dobro (por vias oficiais), que basicamente tudo da Sony é quase o triplo do preço nos EUA… Os impostos explicam um bocado da história, sim. Mas não tudo: aqui no Brasil, pelo que já me disseram alguns executivos de empresas de tecnologia, os fabricantes têm uma margem de 6-7% (do que custam pra eles fabricarem em relação ao que vendem). Os varejistas têm uma margem mínima de 25% em média. E aqui, os grandes varejistas (Grupo Pão de Açúcar, Casas Bahia, Fnac) é que mandam nos preços. Em países como os EUA, a margem do comércio, ao menos em cadeias como a Best Buy, fica em 6%, e como há uma competição muito forte com lojas online, o preço tem de se manter baixo. 

Isso não te ajuda a se sentir menos indignado, mas é só para você distribuir o xingamento quando for reclamar dos preços.

E se você é o tipo de pessoa que se sente melhor porque a desgraça de outros é maior, saiba que os preços na Venezuela estão incrivelmente mais altos que no Brasil – especialmente quando falamos de produtos vendidos pelos porcos do capitalismo e fonte de todo o mal que são os EUA. O Macbook Pro básico lá custa o equivalente a R$ 8.900 em uma loja autorizada pela Apple (eles não tem distribuição oficial, por isso não estão na pesquisa). Pelo menos nossos vizinhos têm um Banana Phone baratinho.

Sair da versão mobile