Hoje à noite, entre 20h30 e 21h30, é a Hora do Planeta. Uma ação da WWF, uma das mais sérias ONGs do mundo, que acontece em dezenas de países. O objetivo: apagar algumas luzes, refletir sobre o impacto do homem na natureza, evitar o desperdício e tudo aquilo que você está cansado de ouvir mas nem sempre coloca em prática. O interessante é que, de aulas de academia à luz de velas à show de rock no escuro, muita coisa vai ser feita no escuro em 19 capitais do País.

No site brasileiro da Hora do Planeta há a programação completa. Na minha cidade natal, Brasília, o Congresso aderiu e vai apagar as luzes no horário (não que alguém sonhe em trabalhar lá no fim de semana, mas enfim). Em Curitiba tem aquele show sensacional do coral HSBC, à luz de velas. Em Campo Grande, torneios de truco serão realizados à luz de baterias. 1.277 ícones do mundo terão suas luzes apagadas, como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor no Rio, a Ponte Estaiada em São Paulo, o Teatro Amazonas em Manaus (na foto, na Hora do Planeta ano passado) e o Palácio de Buckingham em Londres.

Então não se assuste se você estiver na rua hoje de noite e vir um monte de coisa apagada. Aliás, saia de casa, desligue as coisas da tomada e veja como é diferente a cidade no escuro. Se for de bicicleta, tanto melhor. [Hora do Planeta. Valeu, Cinthia!]