Com uma pequena atualização, muitos donos de iPhone no Brasil podem desde anteontem usá-lo como modem. Cortesia da Vivo, primeira operadora do Brasil a oferecer a funcionalidade, inexplicavelmente deixada de fora para começo de conversa.

Com algumas gambiarras já era possível usar o bicho para acessar a internet com um computador (vulgo tethering), usando a conexão 3G do celular. Mas agora o negócio é oficial e, espera-se que resulte em uma conexão mais confiável e constante. A descoberta foi do blog do iPhone (de onde saiu esssa foto), confirmada pelo blog da Vivo. Ainda não há informações sobre se Claro e TIM acompanharão o movimento. Para habilitar a função, basta conectar o celular no iTunes e aceitar a atualização. Depois ir a Ajustes > Geral > Rede. 

E um pequeno aviso aos que vão começar a usar o iPhone como modem: o tethering faz a bateria (que já não é lá essas coisas) acabar rapidinho. Então usem com cautela. E avisem pra gente as velocidades que vocês conseguiram.

Uma curiosidade: essas funções não estão disponíveis para os americanos ainda (e muita gente xinga a AT&T por isso). Aliás, o tethering por lá é cobrado, normalmente US$ 30 por mês além do plano de dados. Para donos de Nokia existe uma preciosidade chamada Joikuspot que dribla qualquer regulação), já que a AT&T parece não ter uma rede forte o suficiente para aguentar ainda mais gente usando 3G. É sério. [Blog do iPhone]