Ao que parece o governo está tentando se enturmar com essa galera que gosta de tecnologia. A presidência cria um blog, a receita dá uma força para os sacoleiros… Só falta agora concurso público para hackers e cream-crackers. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está fazendo quase isso.

O TSE aprovou no dia 30 de junho a realização de um teste público para averiguar a segurança do sistema de voto eletrônico! Por "público" entenda que qualquer hacker-nerd-geek de plantão pode fazer esse teste. Isso não é novidade no mundo: [Spoilers] Kevin Smith em Duro de Matar 4.0 salvou os EUA [/Spoilers]. O bacana é que agora o governo brasileiro está reconhecendo que os l33t haxxors também podem ser uma força do bem, fazendo uso da sua experiência, testando todas as possíveis falhas no nosso atual sistema.

Como o próprio site do TSE menciona, o teste deverá consistir basicamente em tentativas de burlar a segurança do programa que será utilizado nas eleições de 2010. Cansado de ver Elis Regina e Mussum aparecerem nas propagandas de urna eletrônica e nunca serem eleitos? É a sua chance de mudar a história. 

Se você acha que tem as habilidades necessárias, leia os editais (aqui e aqui) e inscreva-se nos testes, que deverão ocorrer na primeira quinzena de novembro deste ano. Essa é uma oportunidade única. Quem não gostaria de dizer o que o governo deve fazer pelo menos uma vez na vida, provando que eles estão errados sem poderem reclamar? Isso é democracia.