_Tecnologia

Como um homem levou internet a 60.000 pessoas em uma área rural do Nepal

Mahabir Pun mora em uma cidade remota no Nepal. Ele caminhava dois dias sempre que queria checar emails, até que decidiu criar uma rede wireless que levasse internet à sua cidade.

Este é Mahabir Pun. Cansado de ter que caminhar durante dois dias sempre que quisesse checar seus emails, ele decidiu conectar sua cidade natal de Nangi, no Nepal, à internet. Este vídeo explica como ele fez isso.

Durante seis anos, uma vez ao mês, ele fazia toda a caminhada da Nangi até Pokhara para conferir seus emails. Em 2001, cansado disso, Pun decidiu criar uma rede wireless que levasse internet à sua cidade. Ele mandou emails em busca de alguém que ajudasse no desenvolvimento de uma rede em região remota, até que acabou sendo personagem de um artigo na BBC, que contava sua luta para checar emails e o sonho de ter internet em casa.

A partir da publicação do artigo, algumas pessoas passaram a entrar em contato com Pun para ajudar na criação da rede wireless. Na dificuldade em encontrar os equipamentos necessários, Pun e seus colegas passaram a adaptar coisas para novos fins – e foi assim que uma antena parabólica de TV foi convertida em uma antena de recepção de sinal de internet wireless. E funcionou! Pun não só podia checar seus emails com mais conveniência, como também conectou seu vilarejo ao resto do mundo: a educação e a saúde chegaram aos seus moradores, assim como uma era de prosperidade e novas oportunidades para os mais jovens, especialmente.

A história de Pun foi muito bem documentada no vídeo de Clemens Purner. É um vídeo bastante inspirador e vale a pena ver (ele está em inglês):

[Vimeo]

Sair da versão mobile