_Espaço

Maior foto da Via Láctea humilha com seus 36 metros de largura

A maior foto da Via Láctea foi divulgada nesta sexta-feira em Chicago, feita pelo telescópio espacial Spitzer da NASA, e tem enormes 36,5m de largura.

A maior foto da Via Láctea foi divulgada nesta sexta-feira em Chicago, feita pelo telescópio espacial Spitzer da NASA, e tem enormes 36,5m de largura.

O panorama representa o esforço conjunto de duas equipes de pesquisa do Spitzer, que usaram dois dos instrumentos a bordo do telescópio, a Câmera Infravermelho Sequencial (IRAC) e o Fotômetro Multibanda de Imagens.

A imagem grande foi feita colando-se 800.000 fotos separadas tiradas pelo Spitzer, em um total de 2,5 bilhões de pixels infravermelho. Ela cobre uma área do céu da largura de um dedo indicador e do comprimento de um braço esticado, o que pode parecer pouco, mas cobre cerca de metade de toda a galáxia, diz Robert Hurt, do Spitzer Science Center da Caltech.

É mais um lembrete de que todas as nossas vidas são insignificantes, e que nenhum de nós vai conhecer nem um bilionésimo dos verdadeiros mistérios do universo em que vivemos. Boa semana! [Space.com via The Daily What]

UPDATE: quer baixar a foto da Via Láctea em superultraaltaresolução? Os arquivos estão disponíveis no site do Spitzer Science Center. Você pode até remontar o mosaico, usando 16 imagens com resolução 24752×13520 cada. Mas estou sentindo que você vai querer é a versão de 2400×3000 (6,2MB). Aproveite o novo papel de parede!

Sair da versão mobile