_Ciência

O maior número primo descoberto tem 22 mi de dígitos e levaria 127 dias para dizê-lo

Equipe de universidade americana levou quatro meses para conferir se número achado era, de fato, o maior número primo já registrado.

Considerando que você consegue falar dois dígitos por segundo e evoluiu a tal ponto que não precisa comer, dormir ou ter uma vida social, levaria pouco mais de quatro meses para você dizer o maior número primo já descoberto. Graças ao projeto GIMPS (Great Internet Meseene Prime Search), sabemos da existência deste número. Também devemos agradecê-los pela notação que resume o número.

Vamos chamá-lo de M74207281.

O GIMPS chegou ao número primo ao multiplicar  2 por ele mesmo por 74.207.281 vezes, e depois o subtraiu por 1 [a notação disso é:  (2ˆ74.207.281) -1]. Este número gigante, que você pode dar uma olhada aqui (embora ele seja um arquivo no formato TXT de 44 MB), contribui um pouco com a comunidade matemática ao continuar a exploração sem fim na busca dos maiores números primos. Curiosamente, o número foi descoberto usando um computador com processador Intel Core i7. Este já é o 49o. número primo grande revelado desde o ano 500 a. C.

O projeto GIMPS, localizado na Universidade de Central do Missouri, superou a última marca de descoberta de maior número primo, que foi registrada em 2013. Na época, o maior número primo tinha mais de 5 milhões de dígitos comparado com o recorde anterior. Um vídeo postado no YouTube (em inglês) pelo usuário standupmaths explica a descoberta e entrevista Curtis Cooper, um dos professores que lideram a equipe que achou o número.

O interessante é que o novo maior número primo foi descoberto pelo computador do GIMPS em 17 de setembro de 2015. No entanto, levou quatro meses para os pesquisadores poderem confirmar. Por sorte, eles levaram menos tempo para a verificação manual que o tempo que levariam para dizer o número.

Atualizado às 20:40.

[GIMPS]

Imagem via Shutterstock

Sair da versão mobile