_Ciência

Maior peixe de água doce do mundo é pescado no Cambodja

Arraia de 300 kg foi capturada por um pescador do país asiático no dia 13 de junho. Cientistas ainda sabem pouco sobre a espécie, que supera o recorde anterior em 7 kg

Imagem: Divulgação/Chhut Chheana/Wonders of the Mekong

Um pescador no norte do Camboja, país da Ásia, capturou o que os pesquisadores acreditam ser o maior peixe de água doce do mundo. O peixe em questão, na verdade, é uma arraia gigante, de uma espécie não divulgada, mas sobre a qual a ciência ainda sabe pouco.

A arraia, que media quase quatro metros do focinho à cauda e pesava pouco menos de 300 kg, foi capturada em 13 de junho, de acordo com um comunicado do Wonders of the Mekong, um projeto de pesquisa conjunto entre o Camboja e os EUA.

O pescador de 42 anos pegou o peixe perto de uma ilha remota no rio Mekong — que atravessa a China, Mianmar, Laos, Tailândia, Camboja e Vietnã –, na área de Stung Treng. Uma equipe de cientistas do projeto ajudou a medir e pesar a arraia antes de ser lançado de volta ao rio. O grupo de pesquisa acredita que ela estava saudável.

Em homenagem ao recordista, o sortudo foi compensado pelo preço de mercado do peixe — cerca de US$ 600 (pouco mais de R$ 3 mil).

O rio Mekong é lar de várias espécies de peixes gigantes de água doce. O problema é que construções de barragens nos últimos anos estão aumentando a pressão ambiental nas regiões banhadas por ele, prejudicando a reprodução e desova de peixes.

O recorde anterior para um peixe de água doce era de um bagre gigante, também encontrado no Mekong. Com 293 kg, ele foi descoberto na Tailândia em 2005.

Sair da versão mobile