Maior peixe do mundo sofre ataques de predadores do mar na Califórnia
Depois de orcas atacarem um iate, um artigo publicado na revista Frontiers in Marine Science sugere que um grupo delas no sul do Golfo da Califórnia está atacando tubarões-baleia — o maior peixe do mundo, com até 18 metros de comprimento.
Black Friday
Samsung Smart TV 50" QLED 4K 50Q60DPesquisadores, assim como outras pessoas, relataram quatro eventos de predação entre as espécies de 2018 a 2024. Vídeos e fotografias permitiram identificar os animais, incluindo a orca macho Moctezuma, observada desde 1992, e uma fêmea vista anteriormente com ele.
“As orcas demonstraram um comportamento de caça cooperativo e coordenado, que incluía bater repetidamente no tubarão-baleia em alta velocidade para atordoá-lo e imobilizá-lo, manipular e posicionar o lado ventral do tubarão para cima e morder o tubarão na região ventral exposta, para sangrar o tubarão através da cloaca e permitir acesso aos órgãos para consumo”, de acordo com os profissionais.
Eles acreditam que as orcas atacam a área pélvica, que drena o sangue do tubarão-baleia, para alcançar o fígado, que contém uma alta concentração de gorduras e um alto teor calórico. Cenas como essas já foram registradas antes, mas com tubarões-brancos.
A teoria é de que as baleias atacam a parte inferior dos tubarões porque há menos músculos e cartilagens no caminho. Sobretudo em animais mais novos, como as vítimas das orcas, cujos tecidos conjuntivos são mais finos. Para isso, elas adquiriram habilidades como trabalho em equipe, demonstrando uma inteligência incrível.
“Ao mantê-lo sob controle, as orcas têm maior facilidade e velocidade para se aproximar da área pélvica do tubarão e conseguem extrair órgãos de importância nutricional para eles”, disse Erick Higuera Rivas, biólogo marinho da Conexiones Terramar e autor sênior do artigo, em um comunicado.
“É muito impressionante como as orcas trabalham juntas de forma estratégica e inteligente para acessar apenas uma área muito específica da presa. Isso destaca o quão grandes predadoras elas são”, conclui.
Espécie sob ameaça
No entanto, depender dos tubarões-baleia como fonte de alimento pode prejudicar as orcas, já que está sob ameaça na região devido às mudanças climáticas. Atualmente, eles estão listados como na Lista Vermelha da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais).
Predadores marinhos de ponta, as orcas estão presentes em todos os oceanos do mundo. Elas têm uma dieta ampla, incluindo focas, tartarugas marinhas, cefalópodes, tubarões e outros peixes. Além dos tubarões-baleia, as orcas do sul do Golfo da Califórnia também consomem raias-diabo (Mobula munkiana), tubarões-mako-cavala e tubarões-de-focinho-negro.
O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.