_Animais

O maior peixe-serra de dentes pequenos já medido é encontrado morto em praia dos EUA

O peixe é o maior de sua espécie já medido, com cinco metros de comprimento e pesando tanto quanto um cavalo.

O maior peixe-serra de dentes pequenos conhecido foi descoberto na semana passada. Crédito: FWC Fish and Wildlife Research Institute (Uso Justo)

Dois peixes-serra morreram em uma praia na Florida Keys na semana passada; um desses peixes é o maior de sua espécie já medido, com cinco metros de comprimento e pesando tanto quanto um cavalo.

O animal era uma fêmea de peixe-serra de dentes pequenos, um peixe marrom-acinzentado nativo das águas ao redor da Flórida. Alguns anos atrás, descobriu-se que a espécie era capaz de partenogênese, um tipo de reprodução assexuada. O peixe-serra de dentes pequenos é uma das cinco espécies de peixe-serra, todas ameaçadas de extinção e pouco estudadas.

Uma imagem de raio-X de um peixe-serra de dentes pequenos, exibindo a morfologia única do animal. Imagem: Wikimedia Commons (uso justo)

Embora menos discutidos do que outros elasmobrânquios, a família dos peixes que inclui patins, raias e tubarões, os peixes-serra têm talvez a aparência mais icônica, com seus focinhos dentados em forma de remo que adicionam alguns centímetros extras ao seu comprimento total.

Como os antigos elasmobrânquios, as vértebras do peixe-serra, que são cartilaginosas, assumem um novo anel de crescimento a cada ano. Gregg Poulakis, biólogo de peixes da Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida, disse ao LiveScience que sua equipe pretende descobrir a idade dos peixes-serra mortos contando os anéis.

Não foi identificada uma causa óbvia de morte para nenhum dos peixes-serra encalhados, embora a Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida (FWC, na sigla em inglês) também colete DNA de ambos os indivíduos para entender como eles se encaixam geneticamente com o resto da população conhecida, de acordo com um post do Facebook do FWC.

O indivíduo menor (com meros 3,65 metros e várias centenas de quilos a menos do que o seu companheiro de 4,8 metros) não era totalmente amadurecido, enquanto que o espécime maior tinha ovos no seu trato reprodutivo, confirmando que se tratava de um adulto. Os ovos eram cada um do tamanho de um punho humano e, se tivessem a oportunidade, teriam se transformado em filhotes de 61 centímetros.

A equipe de pesquisa espera que os indivíduos recém-descobertos lancem alguma luz sobre os animais ameaçados de extinção. Esperamos que eles não precisem continuar aprendendo com os mortos.

Sair da versão mobile