_Gmail

Mais 10 recursos experimentais que você deveria pensar em ativar no Gmail Labs

O Lifehacker já separou 10 recursos bacanas do Gmail Labs há algum tempo, mas o que acontece é que o Gmail é fértil em recursos experimentais e tem bem mais de 10 que valem a pena serem considerados – e frequentemente ganha mais e mais deles. Veja aqui 10 novos recursos do Gmail Labs que […]

O Lifehacker já separou 10 recursos bacanas do Gmail Labs há algum tempo, mas o que acontece é que o Gmail é fértil em recursos experimentais e tem bem mais de 10 que valem a pena serem considerados – e frequentemente ganha mais e mais deles. Veja aqui 10 novos recursos do Gmail Labs que podem melhorar bastante a sua experiência com o webmail do Google.

Envio em Segundo Plano (ou: Se você vai ativar somente um recurso novo, que seja este)

Nós adoramos o Gmail, mas ele de vez em quando é um tanto lento e arrastado, e esperar pelo envio dos seus emails só agrava isso. O Envio em Segundo Plano é um dos recursos mais legais que já apareceram no Labs do Gmail, já que com ele você pode continuar usando o Gmail enquanto o seu email é enviado nos bastidores. Se o envio falhar, você recebe um aviso e pode tentar de novo. Todo mundo deveria ativar este recurso; ele faz com que Gmail se comporte bem mais como um cliente de email desktop, o que é unir o melhor dos dois mundos.

Marcadores Inteligentes

A Caixa de Entrada Prioritária do Gmail é ótima para separar os emails importantes, mas ainda assim, as mensagens “menos importantes” podem te sobrecarregar em grandes números. Você provavelmente tem os seus filtros configurados para lidar com algumas dessas mensagens, mas agora o Marcadores Inteligentes existe e consegue agrupar tipos comuns de mensagens – enviadas em massa, notificações ou mensagens de fóruns –, aplicando uma tag nelas e organizando-as para você. Se você não considera estas mensagens como spams e quer recebê-las, mas concorda que elas deveriam ficar separadas do resto dos emails normais, este recurso é ótimo.

Ícone de Mensagem Não Lida

Há muito tempo este recurso faz parte da extensão Better Gmail (que é assinada pela editora do Lifehacker, Gina Trapani), mas agora o Google finalmente implementou a contagem de emails não lidos diretamente no ícone de aba do Gmail. Depois de habilitar este recurso no Labs, qualquer aba do Gmail que você tenha aberta vai mostrar o número de mensagens não lidas, para que você acompanhe de perto sem ter que clicar lá.

Avanço Automático

Se você verifica vários emails de uma vez, provavelmente já se irritou com o fato do Gmail te jogar de volta para a caixa de entrada sempre que você deleta ou arquiva uma mensagem. Este recurso do Labs permite a você escolher o que o Gmail fará nesses casos – em vez de voltar para a caixa de entrada, ele pode automaticamente avançar para a próxima mensagem, mais recente ou antiga. É uma melhoria pequena, mas uma grande economia de tempo e cliques para muitos usuários.

Visualizações de Serviços Externos em Mensagens

O Gmail tem montes de recursos no labs para exibir prévias de coisas como vídeos, documentos, voicemails e imagens em emails se eles forem enviados de alguns serviços específicos. Por exemplo, se um dos seus contatos te mandar um email com um documento do Google Docs, o Google Docs Preview, se estiver ativado, já mostra uma prévia do documento no próprio email. De modo similar, o Google Maps Preview detecta endereços no email e já mostra as suas localizações em um mapa. O Labs também tem recursos como estes para outros serviços, como Google Voice, Yelp, Picasa e Flickr, entre outros.

Marcadores Aninhados

Os marcadores (tags, labels etc) são bem úteis para organizar as suas mensagens, mas chega uma hora em que você tem tantos deles que você começa a imaginar que seria legal ter marcadores para organizar os seus marcadores. Este recurso faz exatamente isso! Você pode criar marcadores em hierarquia, por exemplo, colocando alguns marcadores marcados como “trabalho” e outros como “pessoal”, com duas divisões dentro de “pessoal”: “família” e “amigos”. Claro que isso é apenas um exemplo e você pode criar quantos marcadores quiser, em qualquer organização que conseguir imaginar.

Pesquisa do Google Apps

Se você usa o Google Docs ou o Google Sites, este é um ótimo recurso que estende as capacidades de busca do gmail para estes dois apps. Assim, quando você procurar por algo no Gmail, a busca também trará resultados do Docs e Sites. Para os usuários constantes do Google Docs, também vale a pena dar uma olhada nos recursos Criar um Documento e Gadget do Docs no Labs.

Atualizar Contas POP

O Gmail tem um recurso bem legal que permite a consolidação de mais de um endereço de email na mesma caixa de entrada, mas ele só verifica mensagens nas contas secundárias quando acha necessário. Isso pode ser chato quando você sabe que acabou de receber um email na conta secundária, mas ele ainda não está aparecendo na sua inbox. Este recurso cria um botão dedicado à verificação de novas mensagens nessas contas secundárias. Bem mais fácil do que ir até as configurações do Gmail para fazer isso – ou pior, fazer login na conta secundária.

Fuso Horário do Remetente

Fusos horários são sempre um pé no saco. Se você troca muitas mensagens com pessoas em longitudes muito diferentes da sua, este recurso pode vir a calhar. Ele detecta o fuso horário local dos seus contatos e diz para você que horas são naquele fuso horário sempre que você abrir uma das suas mensagens.

Aprimoramentos do Bate-papo por Vídeo

O Google Chat é uma das nossas plataformas de video chat, e este recurso o torna ainda melhor, adicionando os últimos avanços na tecnologia de conversa por vídeo do Google, como resolução e janelas maiores. Se você usa o chat por vídeo do Gmail, não tem razão para não ativar este recurso no Labs.

Aí estão, nossos dez novos recursos favoritos do Gmail Labs. Há muitos e muitos outros por lá. Se você tiver um favorito, não deixe de nos contar aqui nos comentários.

Sair da versão mobile