Olha, a gente sabe bem que as coisas andam bem feias para o mundo da BlackBerry. E já chegamos no ponto de 1) termos um grande zumbi 2) termos um enterro digno. O status quo já era. Mas, por incrível que pareça, o buraco fica ainda mais fundo a cada dia. A BlackBerry anunciou números terríveis do último trimestre e demissões em massa, mas há ainda mais. A empresa foi forçada a dar um posicionamento ontem dizendo que os novos apps do BBM para iOS e Android, que seriam lançados ontem e hoje, respectivamente, terão o lançamento atrasado.

Com tantas notícias ruins, os novos apps do BBM seriam um suspiro de novidade para a empresa. Ou, que seja, que pelo menos fosse um lançamento sólido, sem complicações. Mas uma versão vazada do BBM para Android fez com que o lançamento no fim de semana virasse uma grande bagunça. A empresa divulgou o seguinte posicionamento:

O interesse e entusiasmo que já vimos – mais de 1,1 milhão de usuários ativos nas primeiras 8 horas mesmo sem um lançamento oficial do app para Android – é incrível. Consequentemente, a versão não oficial causou problemas, que tivemos que tentar resolver durante o dia.

Que semana. A BlackBerry anunciou a atualização de seu aparelho topo de linha, o Z10, mostrando o Z30, no início da semana. Mas o que pegou mesmo foram os números do trimestre, com quase US$ 1 bilhão perdido. Desde o anúncio, a discussão sobre o BBM para Android e iOS sempre foi se ele seria capaz de competir com outros apps de mensagem, que já estão bem estáveis nas duas plataformas. Mas o fato de o app não oficial ter 1,1 milhão de download é um bom sinal – só que ele precisa chegar de vez. A equipe da BlackBerry diz que está “trabalhando contra o tempo” para lançá-los de vez, mas isso não ajuda a criar uma relação de confiança com os clientes. O BlackBerry 10 também atrasou diversas vezes, e isso só ajuda a piorar tudo. Ficamos no aguardo de uma resolução. [TechMeme]