_Google

Mais detalhes sobre a Android TV, a próxima encarnação da Google TV

O Google pode se aventurar mais uma vez em set-top boxes com a Android TV: documentos internos revelados pelo Verge indicam que a empresa planeja um dispositivo como a Apple TV ou a nova Amazon Fire TV, para colocar o Android em sua sala de estar. A julgar pelos documentos citados pelo Verge (ainda não confirmados pelo […]

O Google pode se aventurar mais uma vez em set-top boxes com a Android TV: documentos internos revelados pelo Verge indicam que a empresa planeja um dispositivo como a Apple TV ou a nova Amazon Fire TV, para colocar o Android em sua sala de estar.

A julgar pelos documentos citados pelo Verge (ainda não confirmados pelo Google), este não é apenas um novo nome para a fracassada Google TV. Ela é descrita como uma “interface de entretenimento, não uma plataforma de computação”, e por isso tenta ser uma alternativa inteligente para streaming na TV.

O foco vai além da simplicidade de uso: a Android TV tenta prever o que você quer assistir. Como explica o The Verge:

“O acesso ao conteúdo deve ser simples e mágico”, diz um documento do Google, acrescentando que nunca deve levar mais de três cliques ou gestos para ir da homescreen a reproduzir o conteúdo. Mesmo a busca parece ser secundária – o mais importante é entender intuitivamente o que você quer e entregá-lo o mais rápido possível – mas a pesquisa ainda será ser uma das principais ferramentas da Android TV. Ao pressionar o botão de busca no controle remoto, você poderá pesquisar dentro de apps, além da busca universal de conteúdo.

Há uma interface simples, baseada em cards, para navegação rápida; os comandos podem ser feitos por controle remoto ou por voz. Tudo é voltado principalmente para sugestões de séries, filmes e músicas. A Android TV vai sugerir conteúdo de forma ativa na tela inicial, vindo de lugares como Netflix e Hulu.

Parece que, entre os apps, teremos YouTube, Vevo, Hulu, Netflix, Pandora e outros. Também teremos jogos de Android e até mesmo o Hangouts para chat em vídeo. Os apps poderão enviar notificações aos usuários – mas o Google quer que isto seja usado ​​com moderação, devido à simplicidade da plataforma.

Não está claro como este plano deve afetar o Chromecast, mas não seria a primeira vez que o Google aposta em um mercado através de vários produtos. Para os desenvolvedores, o apelo do Chromecast era não precisar criar outro app – só atualizar o existente – mas na Android TV, parece que é preciso portar o app.

Por enquanto, o Google ainda não anunciou oficialmente a Android TV, o que pode acontecer durante o evento Google I/O em junho. Saberemos mais detalhes até lá. [The Verge]

Sair da versão mobile