Malas expansíveis projetadas para acomodar suas roupas sujas, lembrancinhas e toalhas furtadas do hotel ao final da viagem não são exatamente novidade. Mas a mala FUGU não aumenta a sua capacidade em poucos centímetros. Ela cresce quase 23 cm, chegando à altura de 68,8 cm, o suficiente para acomodar a bagagem de outra pessoa caso você… sei lá, resolva se casar em Las Vegas — e voltar para casa com seu cônjuge.

Em vez de usar um mecanismo baseado em molas que expandem e se contraem, as malas da FUGU confiam em bexigas de ar nas suas paredes de tecido que são infladas e murchas usando uma bomba embutida. Ou um par de pulmões atléticos para assoprar caso a bateria esteja sem carga e não haja uma tomada por perto.

Quando contraída, a mala FUGU  tem o tamanho das bagagens de mão da maioria das companhias aéreas e apesar da bomba e de um punhado de bexigas vazias dentro, ainda sobra bastante espaço para colocar roupas para um fim de semana, por exemplo. Quando está totalmente expandida, existe até um sistema opcional de prateleiras que pode ser instalado, transformando a FUGU em seu armário fora de casa. É meio óbvio, mas não custa dizer: uma vez expandida e preenchida, não existe um mecanismo mágico que encolhe a mala a seu tamanho original. Nesse caso é aceitar a derrota e despachar sua mala.

Os criadores da FUGU foram ao Kickstarter pedir ajuda para financiar a produção inicial da mala e com uma doação de US$ 219, você garante uma. Só não conte com ela para as férias de fim de ano, já que a previsão de entrega é para agosto de 2015. Isso significa, também, que o design final ainda precisa ser finalizado e que a mala está a alguns meses de entrar em produção. Talvez seja uma ideia melhor esperar a FUGU estar mais próxima de virar realidade.

De qualquer forma, se ela entregar o que promete e for resistente a ponto de sobreviver à tortura a que a bagagem nos voos é submetida, ter uma mala só para viagens, curtas ou longas, parece uma ideia melhor do que ter que enfiar um jogo completo de malas dentro do seu armário. [Kickstarter]