_Cibersegurança

Malware: o que é e como se defender de ataques desse tipo

Código malicioso tem potencial de infectar celulares, tablets e computadores. Saiba como preparar uma boa defesa contra malwares

Malware: o que é e como se defender dos ataques dele

Qualquer pessoa que utiliza um celular, tablet ou computador – independentemente do sistema utilizado -, corre o risco de ser alvo de um potencial ataque de malware.

Hoje em dia, cibercriminosos utilizam de várias técnicas para invadir sistemas, roubar dados de vítimas e ganhar muito dinheiro com esses tipos de ataques cibernéticos.

Geralmente, quando algum dispositivo começa a se comportar de forma anormal, nosso primeiro pensamento é que ele está infectado com um vírus. Embora um vírus seja sempre uma possibilidade, na maioria das vezes, o problema pode ser outro, incluindo vários tipos de malware.

Mas, o que é malware?

Malware é um termo genérico para qualquer tipo de software ou código malicioso que pode interferir no funcionamento normal de sistemas. O objetivo desses programas é invadir, danificar ou desabilitar computadores, tablets ou celulares.

Vale ressaltar que malwares não podem danificar o hardware físico de um equipamento, porém, ele tem capacidade para roubar, criptografar ou excluir dados. Eles também podem usar funções básicas da máquina sem que o usuário tenha conhecimento disso.

Geralmente, esses códigos maliciosos são usados por cibercriminosos para obter ganhos financeiros, seja roubando senhas de bancos e cartões de crédito; vendendo informações da vítima para terceiros; ou cobrando uma quantia para a devolução de arquivos “sequestrados”.

Qualquer pessoa ou empresa pode ser alvo de um malware, seja utilizando o Android, Windows ou Linux, assim como o iOS ou macOS.

Quais os tipos de malware?

De forma geral, existem vários tipos de malware, sendo os mais conhecidos os vírus, spywares, ransomwares e cavalos de Tróia. Tem também os não tão conhecidos worms, scareware e adware. Saiba mais sobre eles:

Vírus: Geralmente um arquivo, na forma de um “inofensivo” anexo de e-mail ou programa que executa alguma ação maliciosa. Ao abrir este arquivo, o equipamento fica infectado.

Spyware: Programa instalado em um dispositivo – sem o conhecimento ou autorização do usuário -, para espionar a vítima, colhendo informações, hábitos ou dados.

Ransomware: Um dos mais lucrativos, pois permite aos cibercriminosos invadirem uma máquina e criptografar dados da vítima, exigindo que ela pague um resgate (geralmente em Bitcoin).

Cavalo de Troia: São malwares disfarçados de aplicativos inofensivos, que enganam o usuário para baixá-los e utilizá-los, podendo ser utilizado para roubar dados, travar sistemas ou espionar a vítima.

Worm: Tem a capacidade de se replicar de máquina para máquina, por meio da exploração de algum tipo de falha de segurança em algum programa ou sistema operacional. Essa replicação não exige a ação de algum usuário.

Scareware: Aqui os cibercriminosos assustam as vítimas, dizendo que os computadores ou smartphones delas estão infectados com algum malware. Em seguida, o usuário é convencido a comprar um aplicativo falso.

Adware: São programas que exibem anúncios indesejados para as vítimas. Geralmente, eles são instalados pelos usuários em troca do direito de uso de um serviço ou programa sem pagar por ele.

Como se defender contra malwares?

É claro, nenhuma proteção é 100% garantida, mas, ao utilizar técnicas e ferramentas de proteção, é possível acrescentar camadas extras de segurança para se proteger desses potenciais ataques. Veja as práticas abaixo como se fossem “vacinas contra malwares”:

Sair da versão mobile