_Android

Malware que apaga os dados infecta smartphones Android a partir de uma mensagem de texto

Conhecido como Mazar, malware tem poder para apagar seus dados sem que você perceba, e infecta dispositivos a partir de mensagens de texto.

A semana não começou boa para usuários de smartphones, e as coisas ainda não estão ficando melhores: uma empresa de segurança da Dinamarca encontrou um malware que ataca smartphones Android a partir de uma única mensagem de texto – sendo capaz de apagar dados, fazer ligações ou enviar mensagens sem que o usuário perceba.

A empresa dinamarquesa Heimdal detectou o malware, chamado “Mazar”, que envia mensagens de texto que incluem links multimídia supostamente inofensivos para os usuários. Clique e seu smartphone baixará o Tor e o malware, que usa o Tor para se esconder. (A propósito, um lembrete de algo que todos já deveriam saber: não clique em links em mensagens de texto enviadas por pessoas que você não conhece).

A Heimdal acredita que mais de 100.000 smartphones já receberam uma mensagem do Mazar na Dinamarca, segundo a BBC, e a empresa ainda não sabe se ele se espalhou por outros países.

Já ouvimos falar de ataques ao Android que envolvem mensagens de texto antes. No ano passado, um estudo da Universidade de Cambridge apontou que 85% dos dispositivos Android poderia encarar ao menos uma falha de segurança crucial. Este novo relato é mais um a demonstrar o problema de segurança que o sistema operacional enfrenta.

O estranho é que este malware não consegue se infiltrar em dispositivos que usam russo como idioma padrão. Configurar seu aparelho para uma linguagem diferente da sua parece uma medida extrema quando o senso comum deveria nos manter em segurança.

[BBC]

Sair da versão mobile