_Ciência

Mapa em altíssima resolução revela detalhes sem precedentes da Antártica

Bons mapas das regiões polares da Terra estão surgindo com bastante frequência. Nos últimos tempos, vimos um mapa que mostra a espessura de toda a camada de gelo da Antártica e outro que mostra os contornos rochosos ocultos da Groenlândia em detalhes sem precedentes. • A busca pelo avião da Malaysian Airlines rendeu dados incríveis […]

Bons mapas das regiões polares da Terra estão surgindo com bastante frequência. Nos últimos tempos, vimos um mapa que mostra a espessura de toda a camada de gelo da Antártica e outro que mostra os contornos rochosos ocultos da Groenlândia em detalhes sem precedentes.

• A busca pelo avião da Malaysian Airlines rendeu dados incríveis para a ciência
• Esta bela vista da Via Láctea é o maior mapa já feito da nossa galáxia
• Seriam as “cicatrizes” do fundo do mar da Antártica um prenúncio do que vem por aí?

Este novo mapa do terreno da Antártica é bem especial. Não é apenas por ser o mapa de maior resolução do continente congelado, mas por ser o mapa de maior resolução já produzido, levando em consideração todos os continentes.

O mapa que você vê abaixo – liberado na semana passada por um consórcio de pesquisadores – é a primeira versão do Modelo de Elevação de Referência da Antártica (REMA, na sigla em inglês), uma iniciativa financiada pela National Science Foundation para a produção de modelos digitais de altíssima qualidade sobre a região.

Com a cobertura de aproximadamente 98% da Antártica a uma latitude de 88 graus ao sul (há um pequeno buraco bem no Polo Sul devido à falta de cobertura por satélite), o mapa tem uma resolução de 2-8 metros.

Se a gente levar em consideração que os humanos praticamente não puseram os pés em muitas regiões da Antártica, dá para entender o porquê do mapa ser impressionante.

“Até agora, tínhamos mapas de Marte melhores do que os da Antártica”, disse Ian Howat, glaciologista da Universidade do Estado de Ohio, que liderou o mapeamento, em um comunicado à imprensa. “Agora é o continente mais bem mapeado”.

A península Antártica. Imagem: REMA

O mapa baseia-se em centenas de milhares de pares de imagens estereoscópicas coletadas por satélites que orbitaram a região entre 2009 e 2017, de acordo com o site do REMA. Dados de altimetria de satélite também foram utilizados para registrar a elevação precisa de todos os pontos.

Os dados foram inseridos em um supercomputador para montar o mapa topográfico em escala continental, com um tamanho total de arquivo de mais de 150 terabytes.

O mapa, que pode ser atualizado continuamente com novos dados, irá ajudar diversos projetos de pesquisa, indo desde investigações sobre a mudança da cobertura de neve com a movimentação do gelo, passando pelo desgaste de geleiras ou até mesmo mudanças na atividade vulcânica.

Os cientistas também podem utilizar o mapa para planejar expedições de campo a regiões não exploradas do continente.

Geleira de Thwaites na Antártica ocidental. Imagem: REMA

Por fim, o mapa ajudará a validar e referenciar os dados coletados pelo ICESat-2, o novo laser espacial de varredura de gelo da NASA que entra em órbita na próxima semana.

“Isso é INCRÍVEL”, disse ao Gizmodo o cientista do programa de Criosfera da Nasa, Tom Wagner, por e-mail. “Estamos imaginando as regiões polares em um nível de granularidade que nunca foi possível”.

Você pode saber mais sobre como essa primeira versão do mapa foi desenvolvida e explorar os dados neste link (em inglês). Você também pode fazer o download de versões de alta resolução do mapa para imprimir e colocar na parede se quiser um lembrete permanente sobre como a Antártica era em 2018.

O novo mapa topográfico da Antártica. Imagem: REMA

Sair da versão mobile