_Tecnologia

Este mapa mostra como a internet viaja pelo Brasil e pelo mundo através dos oceanos

Todo ano, a TeleGeography publica um mapa atualizado com os cabos submarinos que atravessam o planeta para levar internet a 3 bilhões de pessoas.

Todo ano, a TeleGeography publica um mapa atualizado com os cabos submarinos que atravessam o planeta para levar internet a 3 bilhões de pessoas. Desta vez, eles resolveram fazer uma homenagem à Era das Grandes Navegações, incorporando elementos de cartografia medieval e renascentista.

Há 278 cabos em serviço, e pelo menos 21 planejados para o futuro. Todos eles estão no mapa, que também incorpora imagens representando as causas comuns de falhas, incluindo navios de pesca, âncoras e trincheiras no fundo do oceano. Navegue pelo mapa interativo da TeleGeography neste link.

Vamos dar uma olhada mais de perto nos cabos submarinos que conectam o Brasil ao mundo. Temos seis deles em atividade, segundo a consultoria Teleco:

Desde 2001, não inauguramos nenhum cabo submarino, o que é um problema: estamos cada vez mais conectados, e a exigência de banda vem aumentando ano após ano. Isso deve mudar em breve: vamos receber pelo menos cinco novos cabos nos próximos anos.

São eles:

Se você estiver realmente interessado em cabos submarinos – que transportam o tráfego de internet e todas as comunicações do mundo – você pode até comprar este mapa em formato impresso, mas ele custa salgados US$ 250. [TeleGeography via Kateoplis]

Sair da versão mobile