Um mapa de todos os dispositivos no mundo que estão conectados à internet
Onde está a internet? Este mapa pode explicar isso melhor do que qualquer estatística: os pontos vermelhos mostram onde está localizado o maior número de dispositivos que podem acessar a internet.
Este mapa foi feito em 2 de agosto por John Matherly, fundador do Shodan, um motor de busca para dispositivos conectados à internet.
>>> O uso da internet no mundo, de acordo com a hora do dia
Matherly, que se autodenomina um cartógrafo da internet, recolheu os dados enviando solicitações de ping a cada endereço IP na internet e armazenando as respostas positivas.
Essa parte é relativamente fácil se comparada o processo de visualização, diz Matherly: “levou menos de cinco horas para coletar os dados, e mais 12 horas para gerar a imagem do mapa”. Para isso, ele usou a biblioteca matplotlib na linguagem de programação Python.
Este mapa é semelhante a outro produzido no ano passado – só que aquele era ligeiramente ilegal. Sim, o Shodan é conhecida por suas práticas potencialmente obscuras de caçar redes inseguras, mas os pedidos de ping – a mesma coisa que seu provedor de internet usa para testar a velocidade e perda de dados – são inofensivos, diz Matherly. “Acabamos avançado o suficiente em tecnologia para fazer isso na escala da internet.”
Basicamente, o Shodan agora é capaz de enviar e receber ping rápido o suficiente para que o mundo inteiro possa ser consultado em apenas algumas horas. Armado com o novo processo, Matherly pretende acompanhar as mudanças na conectividade da internet mundial ao longo do tempo. Com a proliferação da Internet das Coisas, este mapa deve ficar ainda mais intenso. [Shodan]