_Tecnologia

O Mapa do Maroto de Harry Potter pode estar no seu celular em breve

Lembra do Mapa do Maroto, o mapa mágico que mostra onde está cada pessoa em Hogwarts, que Harry Potter recebe dos gêmeos Weasley? Pois ele pode se tornar realidade em pouco tempo, para bruxos e trouxas: pesquisadores da Universidade de Virgínia criaram um app para mostrar quem está em cada cômodo da sua casa e […]

Lembra do Mapa do Maroto, o mapa mágico que mostra onde está cada pessoa em Hogwarts, que Harry Potter recebe dos gêmeos Weasley? Pois ele pode se tornar realidade em pouco tempo, para bruxos e trouxas: pesquisadores da Universidade de Virgínia criaram um app para mostrar quem está em cada cômodo da sua casa e o que ela está fazendo. Os testes em quatro casas foram bem sucedidos.

[youtube qZPHIeZ9GuY]

Não é feitiçaria, é tecnologia: o aplicativo –que leva o nome de “Marauder’s Map” justamente numa referência à série de JK Rowling– utiliza sensores ultra-sônicos na entradas de cada ambiente para identificar pela altura quem é a pessoa. Outros ficam espalhados pela casa, e mais alguns são ligados nas saídas de água e energia, para ver que eletrodomésticos, eletrônicos ou torneiras estão sendo utilizadas.

O professor Kamin Whitehouse, da Universidade de Virgínia, falou ao Fast Company um pouco sobre o projeto:

“Nós estamos compreendendo os dados sem ter que fazer os ocupantes vestirem câmeras ou equipamentos”, disse Whitehouse. “Nós somos o único sistema que está fazendo isso.”

O uso possível é bem variado: ele foi criado para identificar desperdício de energia, mas também dá para ver se a babá está cuidando do seu filho ou só vendo TV, saber se um idoso esqueceu uma torneira aberta ou se o encanador está mesmo consertando a pia do banheiro quando você não estava em casa.

Ainda há alguns pontos a serem ajustados, como colocar baterias em alguns sensores — atualmente, eles precisam ser ligados em tomadas, o que permite que eles fiquem desligados por esquecimento, mesmo. Mesmo assim, o projeto já mostrou seu potencial de trazer magia para a era das smart homes — e tudo isso sem nem precisar dizer “Juro solenemente que não pretendo fazer nada de bom”. [FastCompany]

Sair da versão mobile