Mapa mostra onde a vacina para febre amarela é indicada no Brasil
Pele e mucosas amareladas, febre alta e hemorragias são algumas das complicações que a febre amarela pode causar. Mesmo a doença, em sua forma urbana, ter sido erradicada no Brasil na década de 40, a vacinação ainda é um importante mecanismo de controle e prevenção da doença.
Pensando nisso, um mapa, elaborado pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC, na sigla em inglês), aponta os locais onde a vacinação é recomendada no Brasil.
O CDC, órgão de proteção da saúde pública e da segurança da população dos EUA, pontuou em seu estudo que recomenda a vacinação contra a febre amarela para todos os viajantes com idade acima de 9 meses que vão para áreas com risco de transmissão.
Pessoas que planejam viajar para outros países da América do Sul (por exemplo, Colômbia) poderão ser obrigadas a apresentar comprovante de vacinação contra febre amarela nos balcões das companhias aéreas antes de sair do Brasil.
No gráfico, o país está dividido em três cores. Laranja claro, onde a vacinação é recomendada (maior parte do Brasil) e laranja escuro, onde a vacinação é recomendada desde 2017 (a faixa litorânea que vai da Bahia ao Rio Grande do Sul).
Do mesmo modo, em rosa onde a vacinação não é recomendada (parte do interior da Bahia até o Ceará).
Entenda mais sobre a doença
O vírus é transmitido pela picada de mosquitos infectados e não há transmissão direta de pessoa para pessoa. Dessa forma, segundo o Ministério da Saúde, a doença tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação, além do risco de reurbanização do contágio em áreas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.
Assim, a prevenção de surtos e óbitos depende de ações preventivas, como a vacinação. Dessa forma, a vacina da febre amarela está indicada em todo território nacional para as pessoas entre nove meses a 59 anos de idade.
Ela é ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde. Para se imunizar, basta comparecer a uma sala de vacinação.
Os sintomas iniciais da febre amarela são:
- início súbito de febre;
- calafrios;
- dor de cabeça intensa;
- dores nas costas;
- dores no corpo em geral;
- náuseas e vômitos;
- fadiga e fraqueza.
De acordo com o Ministério da Saúde, a maioria das pessoas melhoram após estes sintomas iniciais. No entanto, cerca de 15% apresentam um breve período sem sintomas (até um dia). Em seguida, desenvolvem as formas graves da doença, que podem levar ao óbito.
Assim, ao identificar alguns desses sintomas, é importante que a pessoa procure um médico na unidade de saúde mais próxima. Em seguida, deve informar sobre qualquer viagem ou atividade com exposição em áreas rurais ou de mata nos 15 dias anteriores ao início dos sintomas.