Cultura

Mapa mostra os países onde pode dar descarga no papel higiênico

Internautas criaram um mapa com dados da organização “Where do I put the paper” para ajudar os viajantes a entender onde pode dar descarga no papel higiênico
Imagem: Isaac Quesada/Unsplash/Reprodução

Em viagens internacionais, é preciso saber navegar pelos costumes sociais de cada local. Isso inclui conhecer os hábitos no banheiro, que são diferentes em cada país.

whatsapp invite banner

Recentemente, especialistas alertaram que países como Turquia, Chipre e Grécia proíbem jogar o papel higiênico no vaso sanitário. Por isso, internautas criaram um mapa com dados da organização “Where do I put the paper”. Ele ajuda os viajantes a checar em quais países é permitido dar descarga no papel higiênico.

Veja no mapa

O hábito de jogar o papel higiênico no vaso e dar descarga é comum apenas nos países mais ricos. Por exemplo, nos EUA, Austrália e Nova Zelândia, América do Norte, Oceania e nos países do norte da Europa, é comum dar descarga no papel higiênico, conforme mostra o mapa.

Mapa mostra países onde é comum dar descarga no papel higiênico

Os países em verde são os que costumam dar descarga no papel higiênico. Em vermelho, a prática é proibida, enquanto que, em laranja, “depende”. Imagem: Mind of a Hitchiker/Reprodução

No entanto, no resto do mundo a prática não é tão usual e uma das explicações é estrutural. Na Grécia, por exemplo, os sistemas de saneamento e esgoto são bem precários. Por isso, o país é bem rígido com a prática de dar descarga com papel higiênico.

O mesmo ocorre no Brasil e no restante dos países da América Latina que aparecem no mapa, onde é comum haver avisos em banheiros públicos informando que não se deve dar descarga no papel higiênico. Isso porque a maioria desses países possuem canos estreitos no sistema de esgoto. Então, as privadas podem ficar entupidas facilmente. No caso do Brasil, segundo os dados do mapa, dar descarga no papel higiênico nas áreas rurais tem um risco maior.

Na China e na Coreia do Sul, o costume é levar seu próprio papel higiênico quando usar banheiros públicos para evitar roubos, sobretudo na China. Na década anterior, a China precisou instalar câmeras de reconhecimento facial nos banheiros para evitar os roubos.

Já os países em laranja no mapa dependerá da estrutura do esgoto do local público ou hotel que o viajante está hospedado.

Assine a newsletter do Giz Brasil

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas