_Tecnologia

O uso da internet no mundo, de acordo com a hora do dia

Este é um retrato da internet durante 24 horas em 2012. É fácil entender: as cores amarela e vermelha indicam uso maior; verde e azul representam uso menor. Nas áreas claras é dia; nas áreas escuras, é noite. O mapa foi criado por um pesquisador anônimo para o projeto “Censo da Internet 2012“. Mas como […]

Este é um retrato da internet durante 24 horas em 2012. É fácil entender: as cores amarela e vermelha indicam uso maior; verde e azul representam uso menor. Nas áreas claras é dia; nas áreas escuras, é noite.

O mapa foi criado por um pesquisador anônimo para o projeto “Censo da Internet 2012“. Mas como é possível reunir esses dados? Com um pouco de invasão.

A fim de rastrear a localização geográfica e os padrões de uso da internet, o pesquisador criou uma botnet “do bem”. Ela foi chamada de Carna, deusa romana da saúde que era confundida com a deusa das portas e dobradiças.

Ele usou um comando telnet em endereços IP aleatórios, e descobriu que muitos deles não estavam protegidos: era só logar com “admin” e a senha em branco, ou entrar sem fazer login. Então, ele criou um pequeno código binário para ser enviado a esses dispositivos.

O pesquisador escolheu rodar o código – na prioridade mais baixa possível – em 420.000 dispositivos, monitorando sua atividade por 24 horas. (No entanto, ele conseguiu identificar 1,3 bilhões de endereços IP em uso.)

Mas ele diz: “nós não mudamos senhas e não fizemos mudanças permanentes”. Ele até colocou um arquivo leia-me, incluindo uma descrição do projeto e um e-mail de contato. Isso não torna o projeto menos invasivo, é claro. Vale notar que ele foi feito meses antes do escândalo de espionagem americana, envolvendo NSA, PRISM e tudo o mais.

O mapa consegue mostrar de forma ampla como a internet é usada ao longo do dia – veja aqui em tamanho maior. No entanto, o censo não é totalmente abrangente, porque considera apenas os endereços IPv4, deixando de lado o protocolo IPv6. O pesquisador diz que, “com um número crescente de hosts IPv6 na internet, 2012 pode ter sido a última vez que um censo como este será possível”. [Internet Census via Kinja]

Sair da versão mobile