Anteontem a Apple anunciou o iOS 6 e, com ele, o novo e sensacional app de Mapas. Sai o Google Maps como fornecedor de dados, entram a própria Apple e um punhado de parceiras, com destaque para o OpenStreetMap e a TomTom. Nos EUA já sabemos que a coisa será linda, maravilhosa e funcional, mas e no resto do mundo? Mais importante: e no Brasil? Tentamos descobrir.

Desenvolvedores e “desenvolvedores” já estão brincando com o iOS 6 Beta, liberado no mesmo dia em que o sistema foi apresentado. Ele já vem com o novo Mapas e, cara… no Brasil a coisa tá bem feia. As imagens de satélite aparecem e há indicações de alguns lugares, mas o mapa vetorial tá bem ruim. Não mostra ruas nem nada, é um chapadão amarelo com alguns pontos verdes de vegetação aqui e ali. Veja aí:

[nggallery id=2]

O que é estranho. Matutando com o pessoal aqui nos bastidores do Giz, ligamos alguns pontos para tentar entender se isso é passageiro ou se teremos que esperar um app do Google para iOS. Vejamos: a Apple firmou uma parceria com a TomTom, conforme atesta aquele lacônico comunicado. E além dela, há um zilhão de parceiras listadas naquelas páginas de licenciamento do app que ninguém nunca lê. Ou seja, dados brutos para servir bem o Brasil no quesito mapas, parece que há — o caro app da TomTom, dizem os quem compraram, vale cada centavo e é bem completinho por essas bandas.

Tentamos falar com a TomTom no Brasil e, conforme prevíamos, o pessoal de lá não pode dizer nada. Por motivos contratuais, não se fala nada que se refira a Apple e iOS 6 na TomTom.

Assim, existe a possibilidade de que, por se tratar de um Beta, o novo Mapas ainda não olhou com carinho para lugares fora dos EUA — o Velho Continente também tá meio abandonado no momento e há várias bizarrices no novo Mapas que nossos colegas do Giz US identificaram. Num eventual iOS 6 Beta 2 e subsequentes, até a versão final, é capaz que o Mapas do iOS 6 fique bem bacana também em outros lugares que não os Estados Unidos.

E existe outra, ruim pra todo mundo, que é o que estamos vendo nesse primeiro Beta persistir e o Mapas se juntar ao Siri e ao Passbook na lista de coisas sensacionais do iOS que simplesmente não funcionam por completo aqui. Estamos torcendo muito para que seja o primeiro caso, mas só por precaução deixamos uma velinha acesa para o Google e seu vindouro Maps para iOS. [Agradecimentos ao @Jota pelas screenshots!]