por Bruno Izidro

Desde a última segunda-feira (12) está rolando uma ação bem legal envolvendo games: é a Jogatona, uma maratona de jogos de uma semana com o objetivo de arrecadar doações para a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e que vão valer para o Teleton desse ano.



Pense na Jogatona como a versão brasileira de eventos como o Games Done Quick. Todos os dias jogadores, muitos deles jornalistas ou pessoas ligadas à área de jogos, passam um tempo fazendo gameplays de vários títulos, desde clássicos como Mega Man, Sonic e Streets of Rage até lançamentos como Bloodborne e Super Mario Maker. Ao todo, mais de 50 games devem aparecer na Jogatona.

Toda a maratona está sendo transmitida via streaming no Hitbox até esta sexta-feira (16), último dia da Jogatona, e os participantes (ou jogatonistas, como são chamados) batem um papo com o público interagindo pelo chat.

O objetivo não é necessariamente realizar Speedruns ou mesmo terminar os jogos, mas chamar a atenção para a causa social. Agora, se você está com receio em saber para onde vai seu rico dinheirinho, não se preocupe. Nada passa pelas mãos dos organizadores e as doações são feitas diretamente para a AACCD pelo site aacd.org.br/jogatona.

Essa é a primeira edição da Jogatona e, por ainda estar em fase de experimentação, não espere a produção no nível de uma Summer Games Done Quick. Os streamings, inclusive, são feitos direto da casa de um dos organizadores, mas pode esperar um empenho tão grande quando o dos americanos para ajudar em uma boa causa e ajudar várias crianças. A jogatona termina nesta sexta (16) às 23h.