
Marca nova no pedaço: chinesa Vivo muda nome e lança “Jovi” no Brasil
A chinesa Vivo Mobile está trazendo seu primeiro smartphone ao Brasil. A empresa foi fundada em 2009 e, embora tenha somente pouco mais de 15 anos de existência, é, ao lado de, Xiaomi, Huawei e Oppo, uma das marcas mais respeitadas do mercado chinês de dispositivos eletrônicos.
Desde que surgiu, a empresa tem atuado fortemente em mercados asiáticos emergentes e, agora, segue seu plano de expansão aterrissando na América Latina. Atualmente, a marca está entre as cinco maiores fabricantes de aparelhos móveis no mundo.
A companhia optou por adotar um novo nome no Brasil, “Jovi”, originalmente utilizado por um assistente virtual desenvolvido internamente há alguns anos. A estratégia, muito provavelmente, foi pensada para evitar que os consumidores não confundam a fabricante chinesa com a operadora de telefonia e internet banda larga brasileira Vivo, de propriedade da espanhola Telefónica.
Vivo V50 Lite 5G
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) já homologou o dispositivo Jovi V50 Lite 5G (ou Vivo V50 Lite 5G) e a marca está autorizada a comercializá-lo no país. Conforme revelado pelo portal Tecnoblog, o smartphone terá a fabricação dividida entre China e Brasil.
O aparelho chegará ao mercado local com uma tela AMOLED de 6,77 polegadas, resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120 Hz. Além disso, o aparelho vem com o processador MediaTek Dimensity 6300, 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno.
Para vídeo e fotografia, o aparelho possui um conjunto duplo de câmeras, composto por sensor principal de 50 MP e secundário de 8 MP. A câmera frontal do smartphone tem 32 MP para selfies. Ele ainda tem certificação IP65, de resistência à água e poeira, e bateria de 6.500 mAh com suporte para carregamento rápido de até 90 W.
Neste momento ainda não há nenhuma data para o início oficial das operações da Vivo no mercado local. No entanto, a homologação do Jovi V50 Lite 5G pela Anatel é um forte indicativo de que isso não deve demorar muito para acontecer.