_Dicas

Agora é uma boa hora para marcar todos os seus e-mails como “lidos”

Se você deseja obter uma caixa de entrada zerada, a melhor maneira de fazer isso é clicar em “selecionar tudo” e “Marcar tudo como lido”.

Imagem: Andrew Liszewski/Gizmodo

Nada na vida é tão chato quanto o e-mail, por isso vou ser rápido: se você deseja obter uma caixa de entrada zerada  – ou seja, nenhum e-mail não lido na sua caixa de entrada – a melhor maneira de fazer isso é clicar em “selecionar tudo” e “Marcar tudo como lido”. Pronto, caixa de entrada zerada.

Usar a técnica “marcar tudo como lido” é algo que eu venho fazendo há anos. Sempre que sinto que minha caixa de entrada está ficando sobrecarregada e causando um cansaço mental, apenas limpo tudo de uma só vez e me permito sentir-me em paz com essa decisão. Como agora, por exemplo, quando minha caixa de entrada do Gizmodo sozinha possui…31.562 e-mails não lidos, incluindo várias subpastas que eu ignoro completamente.

Essa opção nuclear provavelmente trai toda a premissa de caixa de entrada zerada para a maioria das pessoas, que, como eu entendo, é ler ou lidar com todos os e-mails logo depois que eles chegam e sentir uma sensação de realização profissional e controle sobre sua vida como um adulto responsável. Mas a maioria dos e-mails é inútil e irrelevante, não vale nada do seu tempo. Você sabe quais você realmente precisa dar uma atenção e provavelmente já o fez. Se você não fez, bem, vá lê-los agora ou apenas desencane. Vida que segue. Livre-se dos seus 401 mil e-mails ou o que quer que seja, se você quiser sentir que está com tudo sob controle.

É fácil eliminar toda a sua vergonha de e-mail no Gmail, e se você não usa o Gmail, bem, basta uma rápida pesquisa no Google para encontrar as instruções para qualquer sistema de e-mail que você utiliza, tenho certeza.

Depois de fazer essa boa ação, você pode razoavelmente dizer a si mesmo que agora manterá sua caixa de entrada zerada no futuro próximo, o que todos sabemos que é mentira. Claro, vai ficar assim, talvez até fevereiro. Mas então você vai deixar passar alguns que chegarem quando você sair da cidade para um fim de semana de desintoxicação digital no norte do estado, e então seu gato precisará ir ao veterinário, e todos os momentos de folga que você usaria para arrumar a caixa de entrada evaporarão e você terá falhado.

Mas e daí? Pare de ser tão duro consigo mesmo. “Marcar tudo como lido” ainda estará lá para fazer o que deveria: dar a você a caixa de entrada zerada sem ter que fingir que você é alguém que não é.

Sair da versão mobile