Se tem uma coisa que nós nunca vamos entender é por que tantos apps — e até lojas inteiras — para Android só funcionam nos EUA. Mas tudo bem: caso seu aparelho seja rooted, basta usar o Market Unlocker e curtir todos os aplicativos com restrição de região. Com ele, seu smartphone é visto como um aparelho da operadora Verizon, dos EUA, e nem o Android Market nem a Amazon App Store terão fronteiras para você.

O Market Unlocker é gratuito e pode ser baixado tanto por meio de seu desenvolvedor quanto pelo Android Market — irônico, não? Instalado, o app funciona quase como um proxy e o resto depende da versão do Android Market instalada em seu aparelho. Para quem tem a última versão, é possível criar o acesso via proxy e escolher o país que você quiser para acessar a loja — no caso da Amazon App Store, apenas a escolha EUA faz sentido. Para quem tem a versão mais antiga do Android Market, é possível apenas destravar a loja de um país específico. Para quem quer os apps da Amazon App Store, é importante lembrar que é preciso criar uma conta americana para comprar os aplicativos.

O único detalhe chato do Market Unlocker é que é preciso um servidor próprio de proxy para usá-lo. Se você quiser uma lista de proxies sugeridos para que o app se conecte, é preciso pagar US$0,99 para a versão Pro. No fim das contas, o app funciona do jeito que promete, e há instruções detalhadas na descrição do app para fazê-lo funcionar direito em seu aparelho. Se você testar o Market Unlocker, conte-nos como foi a experiência. Se você tem alguma outra tática para acessar apps internacionais em seu celular, use os comentários e ajude todos os amiguinhos. [Market Unlocker | Android App Market via Market Unlocker]