_Tecnologia

Mars Phoenix perde um braço e entra em sistema de manutenção da vida

Não tenho certeza de quanto tempo vai levar até o braço congelar após desligar o 1o aquecedor. Depende do clima. Mas economizar esta energia (250W hr/Sol) é uma boa idéia. (há umas 12 horas) Nós sabíamos que este dia chegaria, mas quem diria que seria tão cedo? O Mars Phoenix, conforme planejado, está desligando os principais sistemas para compensar a reduzida captura de energia solar durante o inverno marciano. O pequeno robô, que tem feito descobertas monumentais no Planeta Vermelho nos últimos 6 meses, não deve acordar no próximo outono (nosso). A primeira baixa significativa será o aquecedor para o braço robótico do Phoenix, que era um instrumento para escavar amostras de água, entre outras coisas.

Não tenho certeza de quanto tempo vai levar até o braço congelar após desligar o 1o aquecedor. Depende do clima. Mas economizar esta energia (250W hr/Sol) é uma boa idéia. (há umas 12 horas)

Nós sabíamos que este dia chegaria, mas quem diria que seria tão cedo? O Mars Phoenix, conforme planejado, está desligando os principais sistemas para compensar a reduzida captura de energia solar durante o inverno marciano. O pequeno robô, que tem feito descobertas monumentais no Planeta Vermelho nos últimos 6 meses, não deve acordar no próximo outono (nosso). A primeira baixa significativa será o aquecedor para o braço robótico do Phoenix, que era um instrumento para escavar amostras de água, entre outras coisas.

Também de acordo com o plano, o Phoenix está diligentemente enviando Tweets dos seus últimos dias, dando um comovente toque cinematográfico à experiência como um todo. Ao Phoenix eu digo: estamos com você, amigão! À NASA eu digo: PAREM DE PERSONIFICAR OS SEUS ROBÔS, ISTO SÓ GERA MAIS DOR. *pigarro*. Abaixo, alguns dos tweets mais queixosos. [NASA via Slashdot e Twitter]

Sim, eu ainda estou vivo, @Bundini! Minha equipe está traçando um plano para me ajudar a continuar pelo tempo que for roboticamente possível (mais algumas muitas semanas, eu espero).

O outono e o inverno estão chegando, trazendo frio e dias escuros aos quais eu sucumbirei, mas não ainda.

Hoje o dia está meio tempestuoso. Não tenho certeza se são nuvens de poeira ou de gelo, mas o céu está mais obscuro e cada vez menos a luz do Sol chega aos meus painéis solares.

Minha equipe tem um excelente plano para me manter funcional mesmo enquanto os níveis de energia caem. Partes de mim terão que ser desligadas a partir de hoje.

O aquecedor do braço precisará ser desligado para economizar energia. Portanto, eu vou estacionar as sondas do braço dentro da terra antes que isto ocorra.

Opa! Quanta tristeza pelo desligamento do aquecedor. Valeu, e espero poder continuar ativo por mais muitas semanas para você ter mais notícias minhas :-)

Sair da versão mobile