_Marte

Marte está chegando à distância mais próxima da Terra em uma década

Nosso vizinho planetário vermelho em breve estará ainda mais próximo e mais brilhante, pouco após Marte entrar em oposição.

Nosso vizinho planetário vermelho em breve estará ainda mais próximo e mais brilhante, pouco após Marte entrar em oposição, colocando-o em sua distância mais próxima da Terra desde 2005.

De acordo com a NASA, neste domingo (22), Marte esteve em oposição – ou seja, Sol e Marte estavam em lados opostos da Terra. Assim, o lado iluminado do planeta vermelho esteve visível durante toda a noite para astrônomos profissionais e amadores.

Ontem, Marte esteve a uma distância de 76,3 milhões de km. Então, em 30 de maio, Marte estará a apenas 75,3 milhões de km, o mais próximo em onze anos.

Oposições ocorrem uma vez a cada 26 meses, porque a órbita de Marte demora cerca de duas vezes mais que a da Terra. Algumas oposições também são melhores que outras, devido à trajetória elíptica de Marte contra uma mais circular da Terra. Esses fatores estão se unindo para nos dar uma oportunidade de ver Marte mais de perto.

No entanto, se você quer ver a menor distância entre Marte e Terra, sua chance já passou. O recorde mais recente ainda é de 2003, quando o planeta vermelho esteve a apenas 56,3 milhões de km. Antes disso, a abordagem mais próxima foi há cerca de 60.000 anos, e especialistas esperam que esse recorde só seja quebrado em agosto de 2287.

Esta oportunidade de observação planetária vem dias após a NASA liberar novas imagens de Marte, mostrando alterações na superfície e revelando os efeitos da mudança das estações sobre o meio ambiente.

[NASA]

Imagens por NASA

Sair da versão mobile