_WTF

Nova máscara purificadora de ar da LG é meio <i>Jetsons</i>, meio <i>Mad Max</i>

A LG revelou seu novo PuriCare™ Wearable Air Purifier na quinta-feira (27). Ele é basicamente um dos purificadores de ar domésticos da LG para ser colocado no rosto. Parece algo que os Jetsons usariam se ficassem presos em um universo paralelo distópico, com incêndios florestais causados por mudanças climáticas, polícia militarizada atirando gás lacrimogêneo contra […]

Imagem: LG

A LG revelou seu novo PuriCare™ Wearable Air Purifier na quinta-feira (27). Ele é basicamente um dos purificadores de ar domésticos da LG para ser colocado no rosto. Parece algo que os Jetsons usariam se ficassem presos em um universo paralelo distópico, com incêndios florestais causados por mudanças climáticas, polícia militarizada atirando gás lacrimogêneo contra manifestantes pacíficos e uma pandemia de doenças respiratórias.

A LG está anunciando o dispositivo, que é movido a bateria, como uma “nova categoria de tecnologias de purificadores de ar vestíveis”. Ele usa dois filtros HEPA H13 e fornece ao usuário proteção significativa contra partículas perigosas. A máscara de alta tecnologia ainda ajusta a entrada de ar com base nos padrões de respiração do usuário.

“Com seus ventiladores duplos e sensor respiratório patenteado, o purificador de ar vestível da LG permite que os usuários inspirem ar limpo e filtrado […] o sensor respiratório detecta o ciclo e o volume da respiração do usuário e ajusta os ventiladores duplos de três velocidades”, disse a LG em um comunicado publicado durante a noite. “Os ventiladores aceleram automaticamente para auxiliar a entrada de ar e diminuem a velocidade para reduzir a resistência ao expirar, como forma de facilitar a expiração.”

O único problema, como observa o Verge, é que a máscara pode não ser uma boa escolha durante a pandemia do coronavírus. Uma das razões pelas quais os especialistas em saúde pública recomendam máscaras é porque elas podem ajudar a impedir a disseminação do vírus por pessoas que talvez não saibam que têm a doença.

Máscaras podem proteger o usuário de contrair COVID-19, mas o purificador da LG não protege as pessoas ao redor dele, acabando com o propósito do uso universal de máscaras, especialmente levando em consideração que a transmissão assintomática é comum.

A nova máscara, no entanto, seria teoricamente útil durante a temporada de incêndios florestais, já que milhares de quilômetros quadrados estão queimando e fica perigoso respirar em lugares como a Califórnia. No verão passado, os incêndios florestais na Austrália foram tão graves que alarmes de fumaça internos foram acionados no centro de Sydney. A nova máscara da LG provavelmente seria uma novidade bem-vinda em um cenário como esse.

Imagem: LG

Quando esta nova máscara LG estará disponível e onde você poderá comprá-la? Essa parte não foi divulgada. O comunicado de imprensa da LG diz que estará disponível no “quarto trimestre” em “mercados selecionados”. Não sabemos se isso inclui os EUA ou o Brasil neste momento.

Parece que a LG nem se preocupou em colocar um protótipo funcional em um ser humano para tirar uma foto para seu último comunicado. A empresa usou um modelo de banco de imagens e simplesmente fez o photoshop da máscara em seu rosto. Este sujeito em particular parece ser o favorito das empresas de tecnologia. Nos últimos anos, ele ganhou fones de ouvido e divulgou serviços de automóveis particulares na Europa.

Imagem: LG/iStockPhoto

Havia muitos futuros possíveis que nos foram prometidos no século 20. Jetpacks, carros voadores, mordomos robóticos. Havia muitas utopias possíveis. Mas claramente ficamos com o futuro distópico repleto de roupas pessoais antipoluição, pânico generalizado e um cenário em que algumas das maiores cidades dos EUA estão tendo dificuldades para sobreviver.

Felizmente, ainda não vimos o apocalipse nuclear e os bunkers subterrâneos permanentes, mas, honestamente, isso está sempre em jogo, dado o grande número de vezes em que estivemos por um fio ao longo do último meio século.

Podemos muito bem nos preparar para a distopia em que vivemos, com uma catástrofe em cada esquina. E não podemos deixar de nos perguntar se a tendência da moda na década de 2020 será a tecnologia distópica ao estilo LG. Talvez devêssemos chamá-la de Immortan Jetson chic.

Sair da versão mobile