Máscaras da Covid liberadas em SP e no Rio: como fica em cada cidade?
Com o avanço da vacina contra a Covid-19 e o número de internações diminuindo, São Paulo e Rio de Janeiro tiram obrigatoriedade do uso de máscara.
Na segunda-feira (7), o prefeito da cidade carioca Eduardo Paes (PSD), anunciou o fim da obrigatoriedade da máscara tanto em locais abertos quanto fechados, a medida já está valendo desde esta terça-feira (8).
Segundo Paes, a decisão foi baseada após análise do Comitê Científico do município que se reuniu para sugerir a suspensão, devido a um cenário melhor nos números da pandemia do covid-19.
Com isso, estabelecimentos privados e públicos deixam de ser obrigados a exigir o uso de máscaras em suas instalações. Vale lembrar que no Rio de Janeiro, o uso do item de proteção ao ar livre já havia sido encerrada em outubro passado.
Já em São Paulo, a não obrigatoriedade do uso de máscara em lugar aberto foi anunciada oficialmente nesta quarta-feira (9).
Diferente do RJ, São Paulo ainda exigirá o uso do item de proteção em locais fechados, escolas e no transporte público.
O novo decreto esperado desde esta terça-feira (8), foi publicado no início da tarde de hoje em edição extra do Diário Oficial.
Além da flexibilização do uso da mascará em lugares abertos, o governo também liberou que os estádios recebem 100% da capacidade de público. Vale ressaltar que não é mais obrigatório usar o item de proteção em parques, ruas e praças.
Além de São Paulo e Rio de Janeiro, outras capitais também liberaram o uso de máscara em locais abertos.
- Teresina
- Boa Vista
- Belo Horizonte
- Brasília
- Campo Grande
- Macapá
- Manaus (a partir do dia 16/3)
- Florianópolis
- São Luís
As medidas de flexibilização seguem a tendência mundial em locais onde a pandemia está em processo de desaceleração.
Em fevereiro, países como Espanha e Itália, que haviam retomado a obrigatoriedade da máscara ao ar livre no final de 2021 para conter a variante Ômicron, anunciaram o relaxamento da medida.
Já na França, desde o fim de fevereiro a proteção foi liberada também em locais fechados, mas apenas onde o comprovante de vacinação é exigido.
Leia também: Primeira vacina para Covid à base de plantas é aprovada no Canadá.