Dubai está supostamente perdida, com suas construções magnânimas inacabadas enfeiando o horizonte à medida que a sua riqueza se esvai como areia em uma ampulheta. Antes que eu fique mais poética, Abu Dhabi parece estar indo melhor, a julgar por essa eco-cidade.

Nós já vimos o HQ de Masdar, há um bom tempo, quando ele apareceu no Gizmodo dizendo ser o primeiro prédio de energia positiva (gerando mais do que consumindo). A cidade em volta dele é tão ambiciosa quanto. Carros que não sejam elétricos serão banidos, assim arranha-céus. Com 6 quilômetros quadrados de extensão, a cidade abrigará até 50.000 pessoas em algum momento e confiará bastante na geração de energia solar.

Os arquitetos estão colocando as casas bem juntas umas das outras para que elas façam sombras umas nas outras e para que não caibam carros nas "ruas" entre elas. Uma forma de público movida por sensores magnéticos será a maneira de viajar rapidamente pela cidade.

Parece que a cidade de Masdar será mesmo o mais próximo que chegaremos do tal "futuro" tão cedo. Só espero que os Emirados Árabes Unidos (e o Sheikh Khalifa bin Zayed Al Nahyan, que está bancando a construção da cidade) não enfrentem maiores problemas financeiros nos 10 próximos anos — tempo estimado da criacão da cidade. [PhysOrg]