_Brasil

MasterPass tenta combinar carteira virtual com pagamento móvel no Brasil

No ano passado, a MasterCard anunciou uma iniciativa bem abrangente de pagamentos digitais, chamada MasterPass. Há dois componentes principais: um perfil que guarda seus dados – como endereço e número do cartão – para usar nas compras via computador; e um app que permite realizar pagamentos em loja via NFC ou QR Code. A MasterCard […]

No ano passado, a MasterCard anunciou uma iniciativa bem abrangente de pagamentos digitais, chamada MasterPass. Há dois componentes principais: um perfil que guarda seus dados – como endereço e número do cartão – para usar nas compras via computador; e um app que permite realizar pagamentos em loja via NFC ou QR Code.

A MasterCard anunciou que o app será lançado no Brasil durante o primeiro semestre, para iOS, Android e Windows Phone; mas o MasterPass já está disponível no Brasil. Entenda como funciona.

O primeiro componente do MasterPass é uma espécie de cadastro único: nele, você insere seus dados pessoais, endereço e número do cartão de débito ou crédito – que pode ser Visa, American Express, Discover ou MasterCard. Ou seja, é uma carteira virtual para a web e que você pode usar no computador, assim como ao fazer compras no smartphone ou tablet. Você pode se cadastrar aqui.

Depois, você compra em lojas participantes sem preencher cadastros enormes: basta clicar no botão “Compre com MasterPass”, escolher o cartão, endereço de entrega e confirmar a compra através de senha. A loja receberá seus dados direto do MasterPass.

O serviço foi lançado no Brasil em novembro, mas por enquanto só é aceito na loja virtual Girafa (além da rede de pagamentos maxiPago); outros estabelecimentos brasileiros devem adotá-lo ainda este ano. E, por enquanto, é necessário receber um código de convite para efetuar seu cadastro no MasterPass, enquanto o serviço não é lançado de forma ampla.

Para a segunda fase do MasterPass no Brasil, teremos um app para smartphone. Ele funciona como outras soluções de pagamento móvel: primeiro, você usa seu cadastro do serviço, que inclui dados como o número do cartão; depois, na hora de pagar, você saca seu smartphone com NFC, abre o app e encosta o celular na maquininha de cartão.

E para quem não tem celular com NFC? O app também permite pagar através de QR Code no caixa: você abre o app, fotografa o código e autoriza o pagamento. Teremos mais detalhes sobre isso quando o app for lançado no Brasil.

O MasterPass foi anunciado inicialmente em fevereiro de 2013, durante a feira MWC, e desde então foi disponibilizado nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, Israel, Suécia, Espanha, Singapura e Itália.

No Brasil, o projeto é feito em parceria com a Caixa Econômica Federal, mas não está restrito aos clientes do banco. Marcelo Tangioni, vice-presidente dos produtos MasterCard Brasil e Cone Sul, explica ao Estadão que a carteira de clientes será gerenciada pela Caixa, que poderá ter acesso às informações do consumidor e “utilizá-las para oferecer outros serviços do próprio banco”.

O MasterPass concorre com a Visa no ramo de pagamentos móveis: em novembro, a empresa anunciou junto ao Banco do Brasil que cartões com a tecnologia NFC poderão ser usados para pagamento contactless. A solução Visa payWave está disponível para portadores de cartões Ourocard Visa.

Na guerra pelos pagamentos móveis, a solução da MasterCard parece bacana – sem se limitar a smartphones ou ao NFC – mas resta ver se ela sairá vitoriosa. [MasterPass]

Imagens por MasterCard

Sair da versão mobile