Dos blockbusters de 2021 que ainda não foram lançados, temos dois: Duna e Matrix 4, ambos da Warner Bros. Enquanto o primeiro foi fortemente divulgado, antes de adiado por mais de um ano visto o rumo da pandemia, o segundo não teve nenhuma imagem oficial, quanto menos trailer – e ele será lançado já no final de dezembro.

Sabemos que Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss voltarão aos respectivos papéis da trilogia original da virada do milênio, mas pela primeira vez tivemos informações concretas sobre o aguardado filme, durante um anúncio na CinemaCon 2021.

O longa será escrito e dirigido por Lana Wachowski e terá o nome The Matrix: Resurrections, ou “Matrix: Ressureição” como deve chegar aqui no Brasil. Exclusivo para a imprensa, também houve a exibição de certas cenas do filme.

O trailer começa mostrando uma cidade muito brilhante. Um psiquiatra (interpretado por Neil Patrick Harris) está sentado com um paciente chamado Thomas (Keanu Reeves). Ele está tendo problemas e diz que seus sonhos não são exatamente “sonhos”. Nós o vemos andando na rua sobreposto ao código verde de Matrix. “Estou louco?”, ele pergunta. “Nós não dizemos isso”, responde o médico. Thomas está sentado em uma banheira com um pato de borracha na cabeça. Ele entra em uma cafeteria e cumprimenta Trinity. “A gente se conhece?” ela pergunta enquanto apertam as mãos.

Vemos que Thomas está tomando pílulas azuis em casa. Ele olha para o céu e observa um bando de pássaros voando, tentando analisar o que acabou de ver. Em seguida, o vemos em um elevador com um grupo de pessoas falando no telefone. Ele vê o reflexo de todos, olhando para as telas. Aqui é onde a música White Rabbit começa a tocar.

Yahya Abdul-Mateen II aparece interpretando um personagem que se parece com Morpheus (cabeça raspada e óculos de sol minúsculos), oferecendo a Thomas uma pílula vermelha. Ele conhece uma pessoa de cabelo azul que tem uma tatuagem de coelho. Tudo isso parece muito familiar para nós, o público, porque isso se parece muito com um reboot.

Da quina superior esquerda, em sentido horário: a criadora Lana Wachowski e o elenco Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss, Yahya Abdul-Mateen II, Jonathan Groff, Brian J. Smith, Priyanka Chopra e Neil Patrick Harris. (Reprodução/Gizmostory)

Neo e a pessoa de cabelo azul passam por um espelho. Ele está em um café, então aparece em um dojo, que fica à beira de um lago, acompanhado do personagem de Abdul-Mateen. “A única coisa que importa para você ainda está aqui”, diz ele. “Você nunca vai desistir.” Eles começam a praticar artes marciais e, quando Thomas atinge o personagem de Abdul-Mateen com força no peito, ele voa para fora da sala.

Thomas e a pessoa de cabelo azul estão em um trem. A bala de um atirador voa pelo trem em direção a eles. Várias cenas de ação são mostradas rapidamente. Vemos campos de pessoas conectadas à matrix; Trinity sendo desconectada da matrix; a pessoa de cabelo azul saltando sobre um carro em câmera lenta; Thomas segurando balas no ar e um helicóptero disparando um míssil na direção da dupla principal.

Então vemos Thomas em um escritório com um homem de terno, interpretado por Jonathan Groff. “Você está voltando para onde tudo começou”, diz ele. “De volta à matrix.” Em seguida, o título: Matrix, que desaparece, seguido por Ressurreições.

Assine a newsletter do Gizmodo

Estrelado por Jada Pinkett Smith, Yahya Abdul-Mateen II, Neil Patrick Harris, Jessica Henwick e Jonathan Groff, Matrix: Resurrections estreia nos cinemas norte-americanos de na HBO Max gringa em 22 de dezembro. No Brasil, deve estrear nas telonas no dia seguinte, cinco semanas antes de entrar no catálogo do serviço de streaming.