O McDonald’s respondeu ao experimento com um McLanche Feliz que mostramos ontem: ele passou seis meses sem mostrar qualquer sinal de decomposição. A resposta curta: os lanches do McDonald’s se decompõem também, mas eles precisam de condições adequadas de calor e umidade. A resposta completa:

Os hambúrgueres do McDonald’s nos EUA são feitos com carne 100% inspecionada pelo USDA [órgão equivalente ao Ministério da Agricultura nos EUA]. Eles são cozidos e preparados com sal, pimenta e nada mais – sem conservantes, sem "enchimentos". Os pães dos nossos hambúrgueres são feitos com farinha de trigo plantado na América do Norte. Nossas batatas fritas, famosas no mundo inteiro, são feitas de batatas e fritas em uma mistura de óleo de canola. Estes são os mesmos alimentos que os consumidores compram todo dia em supermercados: pão, carne e batatas.

Bactérias e mofo só crescem sob certas condições. Por exemplo, sem umidade o suficiente – seja na comida, seja no ambiente onde ela está – bactérias, fungos e decomposição são improváveis. Se o alimento se torna seco o suficiente, ele não terá mofo nem bactérias. Na verdade, qualquer alimento que não tenha umidade – comprado em um restaurante, ou em um supermercado, ou preparado em casa – também iria desidratar e gerar resultados semelhantes se deixados em ambiente semelhante.

Isto foi basicamente o que falamos ontem: sem umidade, não há decomposição. Se o hambúrguer estivesse com ketchup, por exemplo, ele se decomporia. Até poderíamos comparar o McLanche Feliz com um hambúrguer e batata frita feitos em casa – o filme Super Size Me fez algo semelhante, como você vê abaixo – mas se eles não tiverem as mesmas condições de preparação, o nível de umidade em cada um será diferente, e a comparação não será muito válida.

Falamos tanto de McDonald’s que até eu, que não gosto, fiquei com vontade de comer lá hoje. [McDonald’s responde ao Experimento McLanche Feliz]