Sally Davies comprou um McLanche Feliz nos EUA em 26 de abril. Ela colocou o lanche na mesa de centro da sala, sem cobri-lo, e tirou fotos dele todo dia por seis meses. Os resultados são um pouco temerosos.

Mesmo depois de seis meses, ela diz que não havia nem vermes, nem mofo, nem cheiro estranho nem decomposição visível de qualquer tipo.

Talvez você já tenha visto algo semelhante antes – como no filme Super Size Me – mas o fato de que qualquer um pode repetir este experimento dá um pouco de medo. Como foi um pouco estranho ver aquela suposta foto de frango em pasta, usado para fazer nuggets.

Por que o McLanche Feliz não se decompõe? Porque a situação não está adequada para a sobrevivência de seres decompositores. A batata frita e o hambúrguer perderam quase toda a água na preparação, o que impede bactérias de viverem na comida. E lanches de fast food geralmente usam conservantes – dentre eles o sal -, o que é mais outro fator para o lanche não se decompor.

Claro, não é porque o lanche parece bom que ele está bom – o próprio McDonald’s recomenda "consumo imediato". Mas é algo para se pensar quando você for matar sua vontade de fast food. [Flickr]