O mundo da realidade virtual não está restrito apenas a empresas de tecnologia. A fabricante de brinquedos Mattel criou um headset para crianças, por exemplo, e o McDonald’s está fazendo algo semelhante.
>>> Aprenda a fazer um Big Mac caseiro com um chef do McDonald’s
>>> É por isso que os lanches do McDonald’s são mais bonitos na foto
O McDonald’s vai lançar uma promoção na Suécia convidando crianças a transformar caixas do McLanche Feliz em headsets de realidade virtual, chamados “Happy Goggles”.
As caixas especiais terão linhas picotadas para auxiliar na montagem. Você abre os orifícios para os olhos e nariz, corta a caixa na metade e dobra tudo para montar o headset. Depois, é só encaixar o kit incluso de lentes VR e o seu smartphone.
O vídeo abaixo mostra como isso é feito:
Este parece ser um Google Cardboard feito com base em uma caixa do McLanche Feliz – há até um botão na parte superior para interagir com os apps.
Segundo a AdWeek, a promoção está ligada às férias recreativas “Sportlov” na Suécia, na qual muitas famílias viajam para esquiar.
Então, para acompanhar este headset, o McDonald’s vai lançar um jogo de esqui em realidade virtual chamado Slope Stars, feito para “ajudar as crianças a entender a necessidade de ficar atento a declives e evitar obstáculos – incluindo outros esquiadores”.
Talvez seja meio questionável ver uma empresa de fast-food mirando em crianças com tecnologia. Por isso, o McDonald’s recrutou dois psicólogos infantis para listar os benefícios da realidade virtual. Karl Eder e Fadi Lahdo dizem em comunicado:
Os óculos VR abrem a porta para mundos virtuais, o que, claro, é muito emocionante. Esta etapa pode ser mais natural para crianças do que para adultos. Isso cria uma oportunidade para os adultos aprenderem com o conhecimento e a experiência das crianças. O jogo também pode ser uma boa atividade em conjunto.
Resta ver também como o Happy Goggles vai funcionar no mundo real. Ele não terá cheiro de batata frita e hambúrguer? Com o app certo, poderia ser uma experiência 4D!
Saberemos ao certo em breve. Serão oferecidas 3.500 unidades do Happy Goggles em quatorze restaurantes da Suécia nos finais de semana de 5 de março e 12 de março. Ele custará cerca de US$ 4,10.
Se este headset VR for aprovado pelo público, talvez ele seja lançado em mais países. Jeff Jackett, diretor de marketing na McDonald’s Suécia, diz ao AdWeek que “este é o primeiro teste global”, sugerindo que o projeto poderá ser expandido.
[McDonald’s via AdWeek e Kotaku]
Imagens por McDonald’s Sverige/Flickr