Esta é uma tela curvada e sensível ao toque com 10m de comprimento, montada pela Universidade de Groningen, na Holanda. Três computadores lidam com a detecção do toque, e um computador processa tudo. A tela usa seis câmeras, 16 emissores IR e 1000 LEDs infravermelho para capturar os toques. Agora veja estas pessoas liberando a magia da tela para seu divertimento:

Toda a magia (PCs, câmeras, infravermelho etc.) fica atrás desta tela de resolução 4.900 x 1.700 pixels. A câmera consegue ver através da tela porque, quando alguém toca a touchscreen, parte da luz infravermelha é refletida – aí a câmera detecta o toque.

Esta tela representa um novo avanço em imersão. A universidade sugere vários usos para esta touchscreen enorme, como estudar sistemas geográficos complexos e transformar o trabalho cooperativo: você pode trabalhar no seu canto, e quando quiser compartilhar algo, é só mostrar o que tem para outra pessoa, ou arrastar o conteúdo até ela. Claro, touchscreens na vertical são cansativas de usar por muito tempo, mas pelo menos você pode brincar de mago lançando feitiços com ela! Eu aprovo. [Universidade de Groningen via PC World]